Basileia x FC Porto: viagem à Suíça para manter invencibilidade

Basileia x FC Porto: viagem à Suíça para manter invencibilidade
| FC Porto
Porto Canal (LYA) com imagem de fcporto.pt

O FC Porto e o Basileia defrontam-se pela primeira vez na história dos dois clubes. A equipa da invicta tem honrado a alcunha da cidade com que partilha o nome, mantendo-se sem derrotas na liga milionária. As estatísticas dão o favoritismo à equipa portista, que bateu o recorde, do clube, de golos marcados na fase de grupos da Liga dos Campeões e conta com Jackson Martinez e Yacine Brahimi em grande forma.

O treinador do Basileia, o português Paulo Sousa, defrontou o Porto 12 vezes enquanto jogador, tendo registado duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. O Basileia tem de melhorar o seu registo contra equipas portuguesas se quer passar esta eliminatória. Marcou apenas em três dos dez jogos contra formações lusas. Por seu lado, o FC Porto tem melhor registo contra equipas suíças: três vitórias, uma derrota e três empates.

O caminho do Dragão

A equipa de Julen Lopetegui terminou invicta (quatro vitórias e dois empates) o Grupo H, com cinco pontos de avanço em relação ao FC Shakhtar Donetsk. Inspirado por Jackson Martínez e Yacine Brahimi, o FC Porto qualificou-se para os oitavos-de-final ao fim de quatro partidas. Quebrou os recordes do clube de mais golos marcados numa fase de grupos (16 - só o Chelsea marcou mais esta temporada, 17) e do maior triunfo na competição (6-0 frente ao BATE Borisov). A equipa sofreu apenas quatro golos na fase de grupos. A disputar a 19ª presença na Liga dos Campeões, vai competir pela sétima vez nos oitavos-de-final. Perdeu cinco desses duelos, tendo apenas avançado por duas vezes desta fase da prova. Uma das vezes para se tornar campeão europeu de clubes, em 2004.

Jackson Martínez é o goleador de serviço da equipa portista, com cinco golos em cinco partidas europeias - mais um no "play-off" de acesso - fez tantos golos como na combinação das suas duas últimas participações na prova milionária. Yacine Brahimi, contratado no Verão ao Granada, é a revelação do ano do FC Porto, marcou quatro golos em cinco jogos europeus. Adrián López contraiu uma ruptura muscular frente ao SC Braga, a 21 de Janeiro, e saiu dos inscritos do Porto na Liga dos Campeões, sendo a única baixa a assinalar na equipa portuguesa.

Caminhada suíça na prova milionária

O Basileia surpreendeu alcançando o segundo lugar do Grupo B, 11 pontos atrás do Real Madrid. O sorteio do Grupo B da Liga dos Campeões deixava antever que Real Madrid e Liverpool seriam os favoritos aos lugares cimeiros e, por isso mesmo, a campanha europeia do Basileia foi atribulada. Dois desaires frente ao Real Madrid (5-1 e 1-0) e uma surpreendente derrota frente ao estreante Ludogorets (1-0) quase comprometeram a caminhada da equipa, mas a vitória (1-0) frente ao Liverpool e o empate (1-1) no último jogo em Anfield Road, colocaram a equipa nos oitavos-de-final. O campeão suíço conseguiu, assim, atingir pela terceira vez os oitavos-de-final da nova versão da Liga dos Campeões, fase que só uma vez ultrapassou.

Fabian Frei, após a lesão de Streller entre a terceira e quinta jornadas europeias, assumiu a braçadeira de capitão e o estatuto de referência atacante da equipa, servindo os colegas com duas assistências na vitória sobre o Ludogorets (4-0) e com o precioso golo em Anfield que permitiu bater o Liverpool na tabela classificativa e carimbar a presença nos oitavos-de-final da competição. Breel Embolo é a promessa desta equipa. O jovem avançado teve de ir para a escola às oito da manhã depois de ter marcado o golo da vitória sobre o Ludogorets (tornando-se o sexto jogador mais jovem de sempre a marcar na história da Liga dos Campeões). Fabian Schär (suspenso), Adama Traoré e Ivan Ivanov (lesionados) são as ausências na equipa suíça.

Mark Clattenburg será o árbitro do jogo entre FC Basel e FC Porto, esta quarta-feira às 19:45, no estádio onde o clube portista perdeu a final da Taça das Taças, frente à Juventus, em 1984.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.