Piratas assaltam petroleiro tailandês e roubam carga ao largo da Malásia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 16 fev (Lusa) -- Um grupo de piratas atacou um navio-tanque tailandês em águas da Malásia, perto do Estreito de Malaca, e roubou 7.000 toneladas de combustível, indicou o capitão do barco, Theekhathat Charoensuk, citado hoje pela imprensa.

O navio "Lapin" foi assaltado por um grupo de oito pessoas, alegadamente de nacionalidade indonésia, armadas com pistolas e espadas, na sexta-feira após ter zarpado de Singapura, informa o Bangkok Post.

Os piratas transferiram 2.000 toneladas de crude e 5.000 de diesel para outra embarcação a bordo da qual se colocaram em fuga.

O "Lapin" seguiu caminho até águas tailandesas, onde alertou a guarda-costeira que ordenaram ao barco que se fundeasse a cerca de 11 quilómetros do porto de Pak Bara para que fosse sujeito a uma inspeção.

O Gabinete Marítimo Internacional considera o Estreito de Malaca uma das zonas de maior risco de ataques de piratas, recomendando precauções adicionais aos navios que o atravessam.

DM // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.