Procurador preside a júri do concurso da subconcessão dos Estaleiros de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 07 ago (Lusa) - O procurador-geral adjunto João Cabral Tavares vai presidir ao júri responsável pela escolha da proposta vencedora da subconcessão dos Estaleiros de Viana, disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa Nacional.

Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Cabral Tavares integra desde 1977 o Ministério Público. Em junho de 2012 foi nomeado secretário-geral da Assembleia da República, funções que abandonou, entretanto, a seu pedido.

Ao júri a que vai presidir, sob nomeação dos ministérios da Defesa e das Finanças, caberá a receção e análise das propostas recebidas no âmbito do concurso público para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Depois do final desta fase, a 23 de setembro, o júri presidido pelo procurador-geral adjunto terá a missão de apresentar à administração dos estaleiros a proposta vencedora do concurso.

Segundo o aviso de abertura publicado a 31 de julho pela administração dos estaleiros, este concurso tem "por objeto a atribuição da subconcessão de utilização privativa" de uma área total de 245.162 metros quadrados e prevê o "exercício da indústria de construção e reparação de navios, podendo ainda ser utilizada para a instalação de indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos e para o exercício da indústria metalomecânica".

Em declarações recentes à agência Lusa, a secretária de Estado da Defesa, Berta Cabral, reconheceu que, num "raciocínio de normalidade", o vencedor deste concurso aproveite os trabalhadores - atualmente 620 -, "que já têm experiência e que estão habilitados a, no imediato, pôr esta atividade a funcionar sem grandes demoras".

"É crível que o novo subconcessionário dos estaleiros aproveite a mão-de-obra existente. Mas não podemos é efetivamente garantir em absoluto, porque isso faz parte da capacidade que o novo subconcessionário vai ter, das suas escolhas e de fazer o recrutamento dos recursos humanos para a sua atividade", afirmou Berta Cabral.

O caderno de encargos deste concurso pode ser levantado na empresa e as propostas devem ser rececionadas até às 10:00 do dia 23 de setembro de 2013, segundo prevê o aviso deste concurso.

Tal como a atual licença atribuída aos ENVC, a subconcessão agora a concurso vigorará até 31 de março de 2031.

Trata-se da solução apresentada como alternativa à investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas atribuídas aos ENVC entre 2006 e 2011, já que, segundo o entendimento do Governo, como a empresa não dispõe dos 181 milhões de euros - que terá de devolver ao Estado caso a investigação confirme as suspeitas de violação das regras da concorrência -, isso implica o seu encerramento.

Em paralelo, é lançado o concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas atuais, de forma a manter a atividade de construção naval no local.

PYJ // HB

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.