Passadiços no rio Paiva permitem acesso a zonas inacessíveis em escarpa rochosa

| Norte
Porto Canal / Agências

Arouca, Aveiro, 15 fev (Lusa) - Arouca tem já construídos quatro quilómetros de passadiços na escarpa rochosa que acompanha o rio Paiva, o que, no verão, permitirá o usufruto de zonas antes praticamente inacessíveis ao homem, algumas das quais 150 metros acima da água.

A obra prevê um total de oito quilómetros entre a ponte de Espiunca e a praia do Areinho, abarcando assim a área conhecida como "a garganta do Paiva", e o percurso faz-se sob uma estrutura em madeira de pinho tratado, ancorada em ferro no maciço rochoso.

"Serão oito quilómetros sempre acima do nível máximo de cheia", descreveu à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Artur Neves.

"Em algumas partes os passadiços estão tão próximos da água que dará para ver os peixes, mas noutras zonas as pessoas vão caminhar a 150 metros de altura em relação ao rio", acrescenta.

O autarca acredita que a paisagem será "espetacular" e, na sua maioria, inédita, dado que o passadiço vai circular "em muitos locais que nunca tiveram presença humana antes".

A rocha que delimita o circuito demonstra-o: se de um lado o passadiço se apresenta como uma varanda sobre o rio, com beiral em madeira, do outro a proteção é oferecida pela própria parede de rocha, revestida por vegetação intensa de várias tonalidades.

"Isto é natureza em estado praticamente intocado. Está cheia de espécies diferentes e vai proporcionar várias paisagens ao longo do ano, consoante as estações", realça José Artur Neves.

O passadiço sobre as águas do Rio Paiva também integra troços em degraus, algumas parcelas em terra firme, áreas de estadia e uma bancada para demonstrações de caiaque.

Essa estrutura é justificada pela procura que o rio já motiva no período entre novembro e maio, por parte de adeptos de desportos em águas bravas.

"O número total de praticantes ao longo desses meses e nos diversos troços do rio ronda os 10.000", revela fonte da autarquia.

Um recente estudo norte-americano indica, contudo, que a utilização desse curso de água ainda terá capacidade para crescer até "um limite máximo de cerca de 100.000 praticantes", pelo que a Câmara de Arouca, que cita o documento, quer salvaguardar os valores naturais existentes na área e sensibilizar os utilizadores para uma atitude de "celebração da paisagem e aproximação à natureza".

Ao longo do percurso está prevista, por isso, a colocação de painéis explicativos e informativos quanto a referências naturais como a cascata de Aguieira e os rápidos mais fortes do rio, como o chamado "Rápido Grande", de 100 metros de extensão em corrente acelerada, e o "Rápido das Marmitas", de 50 metros.

A mesma fonte da autarquia realça, aliás, que o trajeto intervencionado pelos passadiços representa "o troço de rio mais técnico em Portugal", não apenas pela turbulência das águas, mas também devido a "falésias de elevada inclinação e, por vezes, à inexistência de margens".

O orçamento definido para a obra é 1,8 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 85%.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.