Ministério analisa juridicamente declarações de autarca sobre estaleiros de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 ago (Lusa) - O Ministério da Defesa Nacional (MDN) está a analisar juridicamente recentes declarações do presidente da Câmara de Viana do Castelo sobre o concurso para a subconcessão dos estaleiros navais do concelho, disse hoje o seu porta-voz.

"São declarações graves e que estão a ser analisadas pelos serviços jurídicos", afirmou o porta-voz do MDN, Nuno Maia, questionado pela Lusa sobre a posição do autarca socialista de Viana do Castelo, que colocou em causa a "transparência" do concurso, nomeadamente por ter de assinar um termo de confidencialidade para levantar o caderno de encargos.

O MDN diz "lamentar" estas declarações, que classifica como "infundadas e gratuitas", as quais "só podem ser justificadas por desconhecimento" das regras destes concursos, mas também "por má-fé".

O presidente da Câmara anunciou que iria formalizar hoje o pedido para levantar o caderno de encargos da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e que para tal teria de assinar uma declaração de confidencialidade. Disse pretender conhecer, desta forma, o que está previsto para a empresa, informação que afirma não ter ainda recebido do ministério liderado por Aguiar-Branco.

"Bastava ter solicitado informações, que elas teriam sido prestadas. Era bom que o senhor presidente da Câmara não confundisse eleições autárquicas com a situação dos estaleiros de Viana", assumiu o ministério, recordando que desde 09 de julho que aguarda informação da autarquia para agendar uma reunião.

Para o porta-voz do MDN, trata-se de um "circo mediático" que está a ser "montado à volta" dos estaleiros, pelo autarca socialista, que acusa de pretender retirar "aproveitamento político" do processo em torno da empresa.

Sobre o termo de confidencialidade a que estará sujeito o autarca, ao levantar o caderno de encargos, esclarece que serve "unicamente" para "proteger os interesses económicos dos estaleiros" e "preservar informações comerciais da empresa", conforme é "habitual" neste tipo de procedimento.

Acrescenta que a um júri que será presidido por um procurador-geral adjunto caberá receber, analisar e propor a melhor proposta, no âmbito deste concurso, garantindo desta forma "toda a transparência".

Para ter acesso às peças da subconcessão, lançada a concurso a 31 de julho pela administração dos ENVC, o autarca de Viana terá de assinar uma declaração de confidencialidade sobre os documentos, o mesmo acontecendo com os restantes elementos da vereação que pretenderem consultar os documentos, perante as críticas do socialista, pelo facto de se tratar de uma empresa e terrenos públicos.

O MDN garante que vai disponibilizar informação sobre o concurso à comissão de trabalhadores dos estaleiros, que entretanto o solicitou junto daquele ministério.

As empresas interessadas na subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, que empregam atualmente 620 trabalhadores, têm até 23 de setembro para formalizar as respetivas propostas, segundo anúncio do concurso público lançado pela administração.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga.