PS impugna candidatura do PSD à Maia

| Política
Porto Canal

O candidato do PS à Câmara da Maia, Ricardo Bexiga, impugnou hoje a recandidatura do presidente social-democrata da câmara Bragança Fernandes à autarquia considerando que esta é "ilegal" por não cumprir a lei da limitação de mandatos.

"Nós entendemos que a candidatura do Engenheiro Bragança Fernandes é ilegal porque não cumpre, de facto, a limitação de mandatos. O Engenheiro Bragança Fernandes está a candidatar-se a um quarto mandato, o que não é permitido pela lei, que só permite três mandatos consecutivos", disse à agência Lusa Ricardo Bexiga.

Contactado pela agência Lusa, Bragança Fernandes desvalorizou esta impugnação, que apelidou de "mais um 'faits divers' do PS", garantindo que o parecer da Comissão Nacional de Eleições [CNE] foi "bem claro" na definição da sua situação e de outros presidentes em igual posição.

Bragança Fernandes integrou a lista liderada por José Vieira de Carvalho nas eleições autárquicas de 2001, tendo assumido a vice-presidência da autarquia.

Em junho de 2002, devido à morte de Vieira de Carvalho, Bragança Fernandes tomou posse como presidente da Câmara da Maia, cargo para o qual foi reeleito nas eleições autárquicas de 2005 e 2009.

De acordo com o parecer da CNE, a limitação de três mandatos nas autarquias é apenas restrita a autarcas efetivamente eleitos consecutivamente para o cargo, e não por substituição do titular eleito a meio do mandato.

Ricardo Bexiga, que adiantou que a impugnação foi hoje apresentada no Tribunal da Maia, considerou que a CNE faz pareceres não vinculativos e que "não pode fazer interpretações que não têm correspondência na lei".

"E de facto, nada dessas considerações que a CNE já fez num parecer têm fundamento legal. Quer relativamente ao argumento dele não ter sido eleito, quer relativamente a um segundo argumento utilizado do primeiro mandato ter sido apenas um mandato parcial, são argumentos que não têm fundamento legal", disse ainda o socialista.

Ricardo Bexiga tem a expectativa que "se faça justiça e que se cumpra a lei", garantindo que esta "não é uma iniciativa política, mas sim de natureza jurídica".

Bragança Fernandes, por seu lado não tem "dúvidas absolutamente nenhumas" de que a sua candidatura é legal, garantindo que senão não fosse assim "não o faria" porque é um "homem de bem, um homem com princípios".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.