“Merecemos claramente a vitória”

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Foi uma “batalha dura e difícil” aquela que teve lugar em Moreira de Cónegos, tal como Julen Lopetegui antecipou, na conferência de imprensa de antevisão do jogo, mas da qual o FC Porto saiu vencedor. No final do desafio, o técnico espanhol sublinhou isso mesmo: as dificuldades sentidas pela equipa, sobretudo no primeiro tempo, mas que, ainda assim, soube ultrapassá-las com “mérito, competência e paciência”.

“Não é fácil jogar contra uma equipa tão organizada, no seu estádio, que sabe bem o que quer, tanto defensiva como ofensivamente. Houve momentos em que a equipa esteve bem, noutros em que não esteve tão bem, mas mereceu claramente a vitória. Estamos satisfeitos pelo resultado que conseguimos, num campo difícil, estreito, com menos quatro metros de largura do que o do Estádio do Dragão”, sublinhou Lopetegui, em declarações no final do encontro, lamentando ainda “as várias oportunidades de golo” que não foram aproveitadas pelos seus jogadores.

Ainda na primeira parte, o Moreirense viu-se obrigado a fazer duas alterações por lesão, mas o treinador negou que o FC Porto tenha sido beneficiado por essa infelicididade. Houve mérito dos Dragões e “não demérito” da equipa da casa, frisou: “O FC Porto soube provocar os erros do adversário, teve paciência, soube ter o controlo de bola, soube circulá-la e dar muita largura ao jogo, num campo estreito e que, ao contrário do que se verifica nos outros estádios, estava em boas condições. As grandes ligas olham para essas questões, o terreno é um ponto fundamental do jogo”, sublinhou Lopetegui, sem se esquecer do penálti sobre Maicon, ainda na primeira parte, que Carlos Xistra não assinalou, mas que “felizmente não teve repercussão” na partida.

De volta à equipa portista, esteve Brahimi, cujo regresso foi saudado, tal como o de Aboubakar, que já tinha sido convocado para o jogo com o Paços de Ferreira, na jornada anterior. “Aboubakar e Brahimi são dois jogadores que estiveram fora muito tempo, tinham outro objetivo. É bom que estejam connosco outra vez. Quanto mais opções estivermos melhor. Há que lhes dar tempo, minutos, tê-los a jogar. É bom”.

Com o triunfo em Moreira de Cónegos, os azuis e brancos reduzem, provisoriamente, a distância de três pontos para o primeiro classificado, o Benfica, na véspera de visitar o Sporting, no Estádio Alvalade XXI. Lopetegui foi questionado por que equipa torce no dérbi deste domingo: “Que percam os dois! Ganhámos hoje, fizemos o nosso trabalho. Vou ver o jogo, claro, mas não tenho qualquer poder de acção sobre o que pode acontecer. A matemática é somar e subtrair, é muito fácil”.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.