Fármacos a adotar nos hospitais definidos pelos melhores especialistas - Ministério

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 ago (Lusa) -- O Ministério da Saúde esclareceu hoje que quem define quais os remédios a serem adquiridos pelos hospitais é uma comissão composta pelos "melhores especialistas" e que o medicamento recusado a doentes nos IPO ainda não consta dessa lista.

O Diário de Notícias noticia hoje que a Ordem dos Médicos (OM) pediu explicações ao Ministério da Saúde sobre uma alegada recusa dos três Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) -- Lisboa, Porto e Coimbra -- em fornecer medicamentos inovadores a doentes com cancro, nomeadamente a abiraterona, para o cancro da próstata.

O bastonário acusa mesmo a tutela de estar a atrasar artificialmente a aprovação deste medicamento com a decisão da comparticipação.

No entanto, em comunicado, a tutela esclarece que não é o Ministério, mas sim a Comissão de Farmácia e Terapêutica, quem define quais os medicamentos a adotar e sublinha que nesta comissão "participam os melhores especialistas do país".

"A CFT já aprovou os princípios orientadores da sua ação e definiu quais os medicamentos a adotar no tratamento da SIDA, esclerose múltipla e Cancro da Próstata, onde ainda não consta o medicamento em causa (abiraterona)", afirma a nota, acrescentando que a criação do Formulário Nacional do Medicamento se baseia "na melhor evidência científica verificada até ao momento".

O Ministério da Saúde refere ainda que a nova legislação não impede os hospitais de utilizarem os medicamentos que não estão nas adendas, desde que exista justificação clínica para tal.

Para a tutela, a definição de um formulário e a decisão de usar determinados medicamentos "é a forma mais eficaz de garantir a qualidade dos tratamentos com medicamentos", assegurando que os doentes não sejam expostos a riscos desnecessários e superiores a um eventual benefício.

"Não é apenas, nem sobretudo, um mecanismo de contenção de custos como se quer fazer crer", acrescenta.

Além disso, o Ministério considera que o novo formulário irá contribuir para a uniformização de regras, fazendo face à "banalização" das autorizações de utilização especial (AUE) de medicamentos que se tem verificado nos últimos anos.

No mesmo comunicado, o gabinete do ministro faz referência ao facto de a notícia sobre a recusa de medicamentos nos hospitais ter surgido num momento em que o Ministério da Saúde "tem procurado um diálogo com a Indústria farmacêutica", e deixa-lhe um recado.

"O Ministério da Saúde espera que a Industria Farmacêutica adote uma atitude realista e responsável, não contribua para a desinformação e continue a colocar os interesses dos doentes e do SNS de Portugal acima dos seus interesses particulares".

AL // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.