"Não há partidos de direita antiausteridade" em Portugal - Porta-voz do BE

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jan (Lusa)- A porta-voz do BE, Catarina Martins, defendeu hoje que a coligação do Syriza com o partido de direita nacionalista Gregos independentes "não é transponível para Portugal", porque "não há partidos de direita antiausteridade".

Em declarações à agência Lusa, Catarina Martins afirmou que a coligação pós eleitoral do Syriza com a direita nacionalista é "centrada no essencial" e que se mantêm "matérias que os dividem muitíssimo".

A dirigente bloquista sublinhou que o Gregos Independentes "não é um partido de extrema-direita, ao contrário do que tem sido dito": "O Syriza precisava de ter um partido que estivesse de acordo no combate à austeridade (...) é sobre esta matéria que é feito o acordo de coligação".

"O Syriza é largamente maioritário mas não teve maioria absoluta, portanto não podia formar governo sozinho e teve de fazer governo com o partido" que partilha o "confronto essencial que a Grécia tem pela frente, com a Comissão Europeia, com Angela Merkel, para acabar com o memorando e a austeridade no país".

A líder do BE considerou que "a tomada de posse laica" de Alexis Tsipras, sem a cerimónia tradicional com a Igreja Ortodoxa, ou a legislação para a nacionalidade "por solo" que está a ser preparada, "mostra que o Syriza não cedeu nas questões essenciais".

"Esta é uma coligação que permite o confronto europeu, mas não é uma coligação de desistir de nenhuma das bandeiras", advogou.

Questionada sobre se o BE seria capaz de se coligar com um partido de direita, respondeu: "Eu não estou a ver é com que partido em Portugal, o CDS acha que o FMI é uma coisa boa e gostou de estar sempre ao lado da fotografia do memorando, as situações não são transponíveis, o PSD esteve com o memorando".

"Não há em Portugal um partido de direita antiausteridade, é um quadro que não pode ser transposto para Portugal", alegou.

ATF// ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".