Crato garante que casos das escolas artísticas sem verbas estão em resolução

Crato garante que casos das escolas artísticas sem verbas estão em resolução
| Política
Porto Canal (JYO)

O ministro da Educação disse esta quinta-feira que as transferências de verbas para as escolas artísticas, com professores sem ordenado desde o ano passado, estão a ser resolvidas, mas não adianta quando estará solucionado o problema.

"Há muitas situações que já foram resolvidas e há algumas que continuam por resolver e é para isso que estamos a trabalhar”, disse esta sexta-feira Nuno Crato, relativamente ao caso das escolas de ensino artístico privado que esperam a transferência de verbas do ministério da Educação e Ciência (MEC).

Alguns professores destas escolas já pediram apoio jurídico aos sindicatos para suspender os seus contratos de trabalho. Sem receber ordenado há vários meses, esta é a única maneira de obter rendimentos até o problema estar resolvido.

“Estamos a contribuir e a colaborar com o Tribunal de Contas (TdC) para que este problema seja resolvido o mais depressa possível” declarou Nuno Crato. Está em causa uma transferência de 4,3 milhões de euros do MEC para pagamento dos salários, que aguarda um visto prévio do Tribunal de Contas (TdC).

É obrigatório, desde 2012, o visto prévio do TdC para contratos do Estado que envolvam valores iguais ou superiores a 350 mil euros, mas só no ano passado o MEC decidiu enviar os contratos com as escolas artísticas.

“Este processo é moroso e complicado e este ano tornou-se ainda mais complicado com uma série de regras novas que foram estabelecidas por parte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)”, acrescentou o ministro da Educação. Sublinhou ainda que o ministério está a estudar maneiras de agilizar os procedimentos em causa.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.