Farpas para Atenas não páram. Ministro alemão adverte Atenas que Berlim é "difícil de chantagear"

Farpas para Atenas não páram. Ministro alemão adverte Atenas que Berlim é "difícil de chantagear"
| Mundo
Porto Canal

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, advertiu hoje Atenas que os compromissos têm de se manter - sobretudo para se continuar a receber as ajudas do resgate - e que Berlim é "difícil de chantagear".

Numa intervenção num ato organizado por seguradoras, o titular das Finanças e homem forte de Angela Merkel em matéria económica sublinhou que "confiança" e "credibilidade" são "o fundamento para a continuidade da solidariedade europeia".

"Sobre isto há pouco para debater connosco e, além disso, nós somos difíceis de chantagear", adiantou Schauble.

O ministro alemão indicou que se todas as partes mantêm o acordo, Berlim está "disposto a solidarizar-se, mas só nestas condições e em nenhumas outras".

Schauble afirmou-se disposto a falar com Atenas sob estas premissas e recordou que o Governo grego do primeiro-ministro Alexis Tsipras não dispõe de muito tempo para negociar, pois o programa de resgate termina em fevereiro.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.