Risco muito alto de exposição à radiação UV em quase todo o país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 ago (Lusa) -- Quase todo o território nacional apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), apesar da previsão de descida das temperaturas, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, quase todo o país, com exceção das regiões de Aveiro, Leiria, Porto, Vila Real e Horta (grupo central dos Açores), apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação UV.

Em casos de níveis muito altos, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, aconselhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, por vezes forte a sul do Cabo de Sines, e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira e nos Açores a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, em Faro 31, no Porto 23, Évora, Beja e Castelo Branco 32, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 25 e Santa Cruz das Flores 26.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados