Seis concelhos do continente sob risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 ago (Lusa) -- Seis concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Santarém e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu), Vila de Rei (Castelo Branco), Mação e Sardoal (Santarém) e Monchique (Faro) apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Vários concelhos do interior do país e Algarve apresentam também risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

No domingo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 151 incêndios, que foram combatidos por 2.923 operacionais, com o auxílio de 753 veículos.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da tarde nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego, por vezes forte a sul do Cabo de Sines, e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro e pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira e nos Açores a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 27 graus Celsius, em Faro 31, no Porto 23, Évora, Beja e Castelo Branco 32, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 25 e Santa Cruz das Flores 26.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).