CDS-PP acusa oposição de "número" em torno de carta de Salgado e audições na comissão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) - O CDS-PP acusou hoje os partidos da oposição de fazerem um "número" em torno da carta de Ricardo Salgado hoje enviada à comissão de inquérito BES/GES e do pedido de audições no parlamento.

Em declarações aos jornalistas à margem da audição de hoje - do ex-administrador do BES e Novo Banco José Honório - a deputada coordenadora do CDS-PP na comissão, Cecília Meireles, disse hoje que houve um "número" da oposição que consiste em "pedidos de audições, para ouvir vários membros do Governo".

"Do ponto de vista do grosso (...) traz muito poucas novidades" a carta de Salgado hoje enviada à comissão parlamentar de inquérito, acrescentou a centrista.

PS, PCP e Bloco de Esquerda (BE) reclamaram hoje que o Presidente da República responda a questões dos deputados da comissão de inquérito BES/GES sobre as reuniões tidas em 2014 com Ricardo Salgado.

Os socialistas e os comunistas apelaram ainda à vinda a breve trecho ao parlamento do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, audição já acordada mas ainda sem data agendada.

O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado reuniu-se duas vezes em 2014 com o Presidente da República tendo alertado Cavaco Silva sobre os "riscos sistémicos" envolvendo o GES e o BES, diz o ex-banqueiro em carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito e a que a agência Lusa teve acesso.

PPF // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.