Melgaço pede explicações ao Governo sobre alargamento da produção de Alvarinho

| Norte
Porto Canal / Agências

Melgaço, Viana do Castelo, 29 jan (Lusa) - A Câmara de Melgaço anunciou hoje ter enviado uma carta à ministra da Agricultura e do Mar a questionar os motivos e a pedir as fundamentações técnicas que estão na base do alargamento da produção de vinho Alvarinho.

NO comunicado a dar conta do envio da missiva a Assunção Cristas, a autarquia liderada pelo socialista Manoel Batista afirmou que o Grupo de Trabalho do Alvarinho (GTA), constituído pelo Governo para negociar a denominação daquele vinho na região, "não apresentou qualquer fundamentação técnica que justificasse o fim do regime de singularidade da Sub-região", constituída pelos municípios de Melgaço e Monção.

Manoel Batista denunciou ainda "a estratégia dos interessados na alteração das regras de produção e rotulagem, que ofuscaram a opinião pública afirmando que teria sido a Comissão Europeia a determinar o fim da exclusividade da Sub-Região".

"Até hoje, e apesar dos sucessivos pedidos, nenhuma das entidades competentes facultou à Sub-Região de Monção e Melgaço qualquer tipo de acesso ou informação sobre o teor dos esclarecimentos efetivamente pedidos pela Comissão Europeia", lê-se no documento hoje enviado à imprensa.

Em causa está o acordo alcançado no passado dia 13 pelo GTA, liderado pela Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes (CVRVV), defensora do alargamento da produção aos 47 municípios, que prevê, entre outras medidas, a utilização pelos produtores de Alvarinho de Monção e Melgaço de "um selo de garantia".

Os produtores dos dois municípios, que juntos continuem a Sub-Região que até agora detinha a exclusividade de produção de Alvarinho, vão ainda dispor, segundo aquele acordo, de três milhões de euros para investir em promoção, nos próximos seis anos.

Na missiva enviada a Assunção Cristas, o autarca socialista de Melgaço acrescentou que "a massificação da produção de Alvarinho apenas conduzirá ao seu desprestígio e à sua transformação em apenas mais um vinho branco produzido em Portugal".

O município adiantou que, juntamente com a carta dirigida à ministra da Agricultura e do Mar seguiu uma cópia de um abaixo-assinado de contestação ao alargamento que ainda está a decorrer na sub-região.

O documento que, segundo a autarquia, já reúne mais de três mil assinaturas foi também remetido ao secretário de Estado da Agricultura e ao Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IPVV).

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.