BPI apresenta prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014

BPI apresenta prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014
| Economia
Porto Canal

O BPI obteve prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014, quando em igual período do ano passado atingiu lucros de 66,8 milhões de euros, anunciou hoje o banco na apresentação de resultados em Lisboa.

Fernando Ulrich, presidente executivo do BPI, referiu na conferência de imprensa que o resultado líquido consolidado foi negativo em 161,6 milhões de euros, mas com custos e perdas não recorrentes de 264,3 milhões na actividade doméstica", acrescentando que "excluindo estes resultados não recorrentes, registar-se-ia um lucro líquido consolidado de 102,6 milhões de euros".

O BPI aumentou, no entanto, a sua margem financeira para 8,3%, sendo que os recursos totais de clientes cresceram 3,7 mil milhões de euros, com um crescimento homólogo de 11,8%.

O rácio de transformação de depósitos em crédito foi de 84%, "claramente acima do pedido" pelas autoridades europeias, segundo Fernando Ulrich. O rácio de capital core tier one foi de 11,8%.

O BPI liderou as quedas no PSI 20 na sessão de quinta-feira da bolsa de Lisboa ao fechar a perder 5,31% para 82 cêntimos.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.