Habitantes do Lindoso tentam manter acesa a tradição do "Enterro do Pai Velho"

Habitantes do Lindoso tentam manter acesa a tradição do "Enterro do Pai Velho"
| Norte
Porto Canal (JYO)

Cerca de 170 habitantes da localidade do Lindoso, em Ponte da Barca, resistem "à falta de gente" e todos os anos mantêm viva a tradição do "Enterro do Pai Velho", o entrudo tradicional daquela aldeia.

"É cada vez mais difícil manter viva a tradição porque as pessoas são cada vez menos. São necessárias cerca de 20 pessoas úteis, que possam andar porque é uma tradição que dá trabalho. O problema é que 50% da população da aldeia já tem mais de 75 anos", disse Manuel Ribeiro, o vice-presidente da associação "Os Amigos do Lindoso", à Lusa.

É uma tradição única no país que assinala o início do ano agrícola nas povoações da serra, a despedida do inverno e as boas vindas à primavera.

As festividades começam dia 14 de Fevereiro, tendo como cenário de fundo o castelo do Lindoso. A festa faz-se por toda aldeia, ao som de bombos, concertinas, ferrinhos, castanholas e cantares ao desafio.

O "Enterro do Pai Velho", à meia-noite, marca o fim da festa. A figura do "Pai Velho" é queimada numa grande fogueira e é feita a leitura do testamento por ele deixado. São satirizadas publicamente situações que andam na boca do povo durante o ano, onde ninguém é poupado.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.