Feira quer que hospital dê prioridade à contratação de mais profissionais de saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, Aveiro, 29 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Feira defendeu hoje que, apesar da cessação de funções dos administradores do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), a prioridade deve ser dada à "contratação de mais profissionais de saúde".

As declarações do autarca à Lusa surgem no contexto da falta de camas para internamento no Hospital da Feira, o sucessivo adiamento de cirurgias nessa unidade e o anúncio na quarta-feira da cessação de funções dos atuais administradores do CHEDV - que tutela tanto o Hospital S. Sebastião, na Feira, como os de Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.

"A saída da administração tratar-se-á de um processo normal de cessação de funções", admite Emídio Sousa. "No entanto, seja qual for a próxima administração, o importante é que sejam recrutados os profissionais de saúde de que os serviços do hospital precisam para um funcionamento adequado", realça o autarca.

O presidente da Câmara recorda, aliás, que já em maio de 2014 alertara o secretário de Estado da Saúde para "o grande problema do CHEDV": a sua falta de profissionais clínicos, "já na altura devidamente quantificados".

Os problemas verificados na unidade da Feira ao longo das últimas semanas resultarão assim "dessa escassez de recursos humanos e também de um anormal surto de gripe que está a congestionar os serviços do hospital".

Para Emídio Sousa, que essa situação deixa demonstrado "que se deve acelerar o processo de admissão de profissionais de saúde, tal como prometido pelo secretário de Estado, e atender aos casos mais urgentes e prioritários, para que ninguém fique sem a necessária assistência médica".

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.