Martifer vai levantar caderno de encargos da subconcessão dos Estaleiros de Viana

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 03 ago (Lusa) - O grupo português Martifer, que detém os estaleiros navais da NavalRia, em Aveiro, confirmou hoje que vai levantar o caderno de encargo do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte daquele grupo português que, nos estaleiros da NavalRia, emprega cerca de 400 trabalhadores. Esta empresa entregou recentemente dois navios-hotel à Douro Azul e tem em curso, igualmente em Aveiro, a construção de mais dois, do mesmo género, estando por isso a trabalhar em pleno.

A NavalRia já tinha admitido o interesse numa concessão daqueles estaleiros, contudo o Governo português optou por avançar, em 2012, com a reprivatização da empresa. Essa solução foi entretanto abandonada devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa desde 2006, no valor de 181 milhões de euros.

O ministro da Defesa Nacional afirmou na sexta-feira que existem seis entidades que já mostraram interesse nesta subconcessão, cujo concurso público foi lançado na quarta-feira.

"Já há seis entidades que manifestaram o interesse nesta subconcessão. Aliás, vai ao encontro das expectativas que sempre referi, que já tinham também do conhecimento público, de entidades que manifestaram interesse em concorrer à subconcessão dos terrenos", disse José Pedro Aguiar-Branco.

As empresas interessadas na subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, que empregam atualmente 620 trabalhadores, têm até 23 de setembro para formalizar as respetivas propostas, segundo anúncio do concurso público.

Aguiar-Branco reitera que em outubro o processo poderá estar concluído.

A comissão de trabalhadores dos estaleiros manifestou-se entretanto "preocupada" com este concurso, que afirma resultar da posição "ideológica" do atual ministro da Defesa Nacional.

O concurso, lê-se no aviso de abertura publicado pela administração da empresa, tem "por objeto a atribuição da subconcessão de utilização privativa" de uma área total de 245.162 metros quadrados e prevê o "exercício da indústria de construção e reparação de navios, podendo ainda ser utilizada para a instalação de indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos e para o exercício da indústria metalomecânica".

O caderno de encargos deste concurso pode ser levantado na empresa e as propostas devem ser rececionadas até às 10:00 do dia 23 de setembro de 2013, indica o mesmo aviso, acrescentando que este procedimento resultou da deliberação do conselho de administração da empresa de 29 de julho.

Tal como a atual licença atribuída aos ENVC, a subconcessão agora a concurso vigorará até 31 de março de 2031.

Em reunião de conselho de ministros de 27 de junho, o Governo aprovou um decreto-lei, entretanto promulgado pelo Presidente da República, autorizando a administração dos ENVC a proceder à subconcessão da área que lhe está atribuída.

PYJ // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).