Ex-administrador da Roche no Conselho de Administração da Bial

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jan (Lusa) -- A farmacêutica portuguesa Bial anunciou hoje ter integrado no seu Conselho de Administração como membro não executivo o ex-CEO e ex-chairman da multinacional Roche, Franz Humer, considerado "uma das personalidades internacionalmente mais respeitadas na indústria farmacêutica".

Em comunicado, a empresa sediada no concelho da Trofa, distrito do Porto, refere que a entrada de Franz Humer "integra-se no reforço da estratégia de internacionalização da Bial para a próxima década".

Franz Humer, que se aposentou da Roche em 2014, tem "uma vasta carreira na indústria farmacêutica", tendo desempenhado funções de gestão na Shering Plough e na GlaxoSmithKline.

Em 1995 integrou o Conselho de Administração da Roche, tendo assumido a presidência da Divisão Farmacêutica e a Direção de Operações. Em 1998 assumiu a presidência executiva da empresa até 2008, desde 2001 que exerceu também a função de Chairman, até março de 2014.

Doutor em Direito, com um MBA pelo INSEAD (escola pioneira na introdução de cursos de gestão executiva internacional na Europa), Franz Humer é ou foi membro do Conselho de Administração do Citigroup, chairman da Diageo, chairman do International Center for Missing and Exploited Children e membro do Conselho Consultivo Internacional da Allianz, entre outros cargos.

"É uma honra poder contar com a experiência de Franz Humer, que dedicou a sua carreira profissional à indústria farmacêutica em grandes empresas multinacionais de inovação. A sua entrada é especialmente relevante para a Bial, constituindo um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver", sublinha Luís Portela, Chairman da Bial.

Para Franz Humer, fazer parte do Conselho de Administração da Bial é "um desafio".

"A Bial é uma empresa que acompanho há muitos anos e que tem tido um percurso notável, alicerçado numa estratégia de longo prazo centrada na Investigação e Desenvolvimento, algo pioneiro em Portugal. Espero poder dar o meu contributo para o seu fortalecimento, sobretudo nos mercados internacionais", acrescenta.

Atualmente a Bial está presente em mais de 50 países e as vendas nos mercados internacionais representam cerca de 60% do total do volume de negócios da empresa.

Fundada em 1924, a empresa tem como missão desenvolver, encontrar e fornecer novas soluções terapêuticas na área da saúde.

Anualmente, "a empresa investe mais de 20% do seu volume de vendas em I&D, o que a posiciona entre as empresas europeias com maiores investimentos em termos de inovação". Nos projetos da empresa destaca-se a continuidade do programa de desenvolvimento clínico do seu antiepilético Zebinix/Aptiom, já comercializado na generalidade dos mercados europeus e nos EUA, e também um novo tratamento para a doença de Parkinson.

Com uma equipa de 900 colaboradores, a Bial "tem vindo a reforçar a sua presença internacional, vertente que quer fortalecer na próxima década", acrescenta.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.