Uma empresa de Guimarães à conquista do mercado aeronáutico internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 03 ago (Lusa) - Uma empresa de Guimarães tem em fase de testes um "avançado" moto planador e ambiciona conquistar o mercado aeronáutico internacional dentro deste segmento de aeronaves de lazer que está em crescimento em vários países do mundo.

"Este é um projeto inovador que teve o seu início em 2009, sendo um misto entre um planador e uma avião ultraligeiro. Outra das novidades da aeronave é que a sua propulsão é feita através de motores elétricos", disse à agência Lusa Teófilo Leite, um dos mentores do protótipo.

Esta aeronave tem vários "elementos diferenciadores" que desde logo passam pelo seu sistema de propulsão, pelos seus materiais de construção, sistemas elétricos e eletrónicos, que fazem do aparelho "uma novidade tecnológica" no seu segmento.

"Apresentámos o protótipo na Alemanha, em Braga e em Mogadouro e já que nos apercebemos que, no mercado dos planadores, começaram a aparecer alguns modelos com motorização, para não estarem dependentes de um avião de reboque. Acreditamos o nosso tem mercado, pelo facto de ser elétrico", acrescentou o empresário.

O 'Crossover', nome do protótipo, alia a alta tecnologia do carbono utilizado na conceção de sua estrutura a um moderno sistema de instrumentos eletrónicos e elétricos, conferindo-lhe assim a autonomia necessária para o desempenho das suas funções no voo planado.

A aeronave funciona com dois motores elétricos sincronizados que debitam cerca de 100 cavalos de potência.

O 'Crossover' poderá num futuro dar lugar um avião não tripulado, ao qual poderão ser atribuídas diversas missões, como a observação de fronteiras ou marítima.

O aparelho foi desenhado e construído em Portugal com o auxílio das universidades de Minho e do Porto, tendo efetuados os testes de aerodinâmica na universidade de Minas Gerais, no Brasil.

"Já que se procedeu aos derradeiros teste de pista e de voo que ditaram a sua homologação por parte das entidades competentes", disse Teófilo Leite.

Após as autorizações necessárias, a empresa que desenvolve o projeto -- a Eurosportaircraft, sediada em Guimarães - pretende construir cerca de uma dezena de aeronaves deste tipo por ano e comercializa-las no mercado europeu e nacional.

"O que esperamos é encontrar um novo mercado para este tipo de avião destinado a um novo tipo de piloto, à medida que a capacidade das baterias que alimentam os motores permitam uma maior autonomia de voo", concluiu o empresário.

Os contactos para a possível comercialização já tiveram o seu início na Austrália, África do Sul, Estados Unidos da América ou países do norte da Europa.

Com a construção do avião a empresa minhota está a recrutar engenheiros eletrotécnicos, mecânicos e aeronáuticos.

Aquando da fase de produção da aeronave, está prevista a criação de cerca de 70 postos de trabalho num projeto que, até ao momento, já envolveu 40.

Em abril de 2014, o 'Crossover' fará uma viagem de 2.000 quilómetros, entre Portugal e Alemanha, onde marcará presença numa feira da especialidade.

O planador poderá ter duas versões: uma híbrida e outra totalmente elétrica.

FYP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.