Associação de apoio a sem-abrigo do Porto apura 10 mil euros a produzir cogumelos

Associação de apoio a sem-abrigo do Porto apura 10 mil euros a produzir cogumelos
| Norte
Porto Canal

A Associação Albergues Noturnos do Porto (AANP) produziu mais de uma tonelada de cogumelos 'gourmet' no primeiro ano de campanha, obtendo uma receita de 10 mil euros, e está a equacionar ampliar a capacidade de produção, disse hoje fonte oficial.

"Dentro das perspetivas de economia de escala, estamos a equacionar a possibilidade de ampliar a capacidade de produção, seja da espécie 'shiitake', seja diversificando as espécies de produção", declarou à Lusa Miguel Neves, diretor da AANP, revelando que os cogumelos produzidos foram vendidos em várias dezenas de lojas Pingo Doce em todo o norte de Portugal, desde o Porto, Bragança, Viseu, Chaves, entre outras localidades.

A AANP desenvolveu um produto denominado "Cogumelo Solidário" e que tem o objetivo de cultivar cogumelos 'gourmet' em campos agrícolas pertencentes a esta associação, situados em Penafiel, para obter receitas e ajudar os sem-abrigo do Porto.

"O ano de 2014 foi o primeiro ano de produção de cogumelos 'gourmet'. Temos mais de uma tonelada de produção no primeiro ano e está claramente demonstrado que é um projeto autossustentável", considerou Miguel Neves, recordando que o projeto, denominado, projeto "Cogumelo Solidário", já deu emprego a cinco pessoas "combatendo os altos índices de desemprego em Paço de Sousa" (Penafiel).

Todas as receitas dos cogumelos revertem para a AANP, que ganha assim uma maior autossuficiência financeira, através de um projeto comunitário de sustentabilidade.

Parte da receita vai servir também para cofinanciar as obras de ampliação dos Albergues Noturnos e para aumentar a capacidade para alojar as pessoas sem-abrigo da cidade do Porto, adiantou aquele responsável.

A AANP já anunciou que vai avançar no primeiro trimestre deste ano com uma obra de um milhão de euros que visa aumentar em 25% a sua capacidade de alojamento de pessoas sem-abrigo.

Os albergues desta associação têm, atualmente, uma capacidade para alojar 60 (49 homens e 11 mulheres) e distribuem cerca de 15 mil refeições por mês, estando presentes na Rua de Mártires da Liberdade e em Campanhã.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.