Ministro aponta Economia da Defesa como um "sem mundo de oportunidades"

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro da Defesa afirmou hoje existir um "sem mundo de oportunidades" no setor para empresas portuguesas que não é aproveitado por "falta de informação", explicando que o desafio do Governo é ser "alavanca" e "parceiro".

Em Braga, numa conferência dedicada às indústrias da defesa nacional, José Pedro Aguiar-Branco apontou que a Economia da Defesa é uma oportunidade para empresas em áreas como tecnologias, têxtil, 'catering', construção e até indústria de "brindes".

"Há um sem mundo de oportunidades que estão à mão das empresas mas que por falta de informação, por falta de saber como lá chegar há um grande desperdício de oportunidade", afirmou o titular da pasta da Defesa Nacional.

Segundo Aguiar-Branco, depois das reformas no sector, os próximos anos serão de "estabilidade" pelo que o objetivo do Governo para este ano é uma mudança de paradigma quanto ao sector da Economia da Defesa.

"Deixámos de ser concorrentes, fizemos uma restruturação na forma de abordar estas matérias e em vez de nos considerarmos concorrentes nas áreas das indústrias em que se exprime a economia da defesa, desejamos ser parceiros, promotores, a alavanca que permite acesso a novos mercados", afirmou.

Desta forma, o Governo pretende, explicou o ministro da Defesa, "criar condições para que as empresas, seja com capital de participação púbica, quer privado, possam aceder de forma diferente a este tipo de mercados".

Aguiar-Branco apontou ainda quais os setores que podem beneficiar com a área da Economia da Defesa que, disse, abarca vários setores.

"A Economia da Defesa é de tal maneira polivalente que vai desde uma indústria de brindes, à dimensão do 'catering' alimentar", apontou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.