Privatização da TAP "está no caminho certo", diz presidente da companhia aérea

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 jan (Lusa) - O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, considera que o processo de privatização da companhia aérea "está no caminho certo", afirmou hoje o responsável aos jornalistas.

Questionado sobre a forma como está a decorrer o processo para a venda da transportadora, Fernando Pinto respondeu que a TAP "está no caminho certo", classificando também o caderno de encargos como "o melhor" para a privatização da companhia.

O presidente executivo da TAP falava à entrada para uma cerimónia em Lisboa, para receber um prémio atribuído pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento da América Latina.

"Tenho confiança de que podemos chegar lá [à conclusão da privatização] desta vez", comentou ainda, lembrando que quando veio para a presidência da transportadora, em 2000, foi "para o processo de privatização". "Não aconteceu durante os vários anos por diversas razões, mas continuo a achar que é necessário", acrescentou.

Um dos motivos para que a companhia seja vendida, afirmou aos jornalistas, é a falta de "flexibilidade" que a TAP tem, enquanto empresa estatal, face a muitos dos concorrentes que estão em mãos privadas. "Os nossos concorrentes europeus têm uma flexibilidade que nós não temos", comentou.

No entanto, questionado sobre a eventual saída da companhia aérea do país, dentro de alguns anos, o presidente da empresa considerou que "ninguém vai comprar a TAP para a tirar de Portugal". "A TAP vale o que vale porque tem o centro de operações em Portugal", sublinhou.

Quanto à saída a 100% do Estado enquanto acionista da companhia, que está prevista para o prazo máximo de dois anos, Fernando Pinto afirmou apenas: "Depois veremos". O Governo irá alienar, numa primeira fase, 66% do capital da transportadora aérea.

IYS// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.