Rui Rio elogia "restauro notável" da Casa da Prelada e defende reabilitação

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 02 ago (Lusa) -- O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou hoje "notável" a obra de restauro da Casa da Prelada, executada pela Santa Casa da Misericórdia, e defendeu a aposta na reabilitação em alternativa à construção.

"É um prazer, no fim de mandato, constatar o facto muito relevante para a cidade que é esta ter percebido que o seu desenvolvimento -- não crescimento -- passa por reabilitar, preservar e valorizar o que temos", afirmou Rui Rio no final de uma visita à Casa da Prelada, no âmbito de um protocolo assinado entre a autarquia e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP).

Segundo o autarca, "não é muito inteligente construir [de novo] e deixar degradar o que já se tem", deixando espaços como o da Prelada "abandonados, como aconteceu durante muitos anos".

O protocolo assinado entre a Câmara e a SCMP irá permitir a gratuitidade da visita do público aos jardins da Casa da Prelada, ao prever que a autarquia passe a assumir a responsabilidade pela sua limpeza e manutenção.

Também prevista está a "colaboração" da Câmara na obra de recuperação dos jardins que a SCMP pretende ainda fazer, prestando apoio ao nível do projeto de arquitetura e pondo à disposição da Santa Casa os viveiros da autarquia.

"Qualquer ajuda pontual que seja necessária a Câmara tem, naturalmente, a obrigação de dar, já que está aqui uma obra notável e feita sem recurso a dinheiros públicos", considerou Rio.

Segundo o provedor da SCMP, António Tavares, o objetivo da Santa Casa passa por, "nos próximos três/quatro anos", investir "300 a 400 mil euros" na recuperação do jardim conhecido como Jardim das Quatro Estações, contíguo à Casa da Prelada.

Este espaço estende-se até à atual Via de Cintura Interna (VCI) -- que dividiu ao meio a Quinta da Prelada - e a sua recuperação possibilitará "utilizar a passagem subterrânea que existe a ligar os dois lados, permitindo que as pessoas possam entrar pelo parque e sair pela casa ou entrar pela casa e sair pelo parque".

No total, a SCMP investiu, até agora, cerca de 2,5 milhões de euros no restauro da Casa da Prelada, um "esforço (financeiro) muito grande" que António Tavares diz ter sido feito "com muito gosto, porque com abertura [da estrutura] à cidade do Porto a instituição está a cumprir a sua função".

"A casa e o seu recheio estão integralmente pagos, por isso, quem vier a seguir [a Rui Rio na presidência da Câmara do Porto] não vai ter que ter essa preocupação", salientou.

A antiga Quinta da Prelada foi doada à Misericórdia do Porto em 1903, por Francisco de Noronha e Menezes, tendo sido integralmente desenhada pelo arquiteto Nicolau Nasoni", incluindo os jardins e a casa.

Estes estão desde hoje abertos à visita gratuita do público.

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.