Artes estimulam 160 jovens reclusos de quatro prisões do Norte a seguir um rumo

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 22 jan (Lusa) - Cerca de 160 reclusos de quatro estabelecimentos prisionais do Norte vão participar no Ecoar, projeto que procura através da arte estimular jovens a seguir percursos formativos, bem como ajudar na preparação da reinserção, indicaram hoje os responsáveis.

Financiado pelo Programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ecoar - Empregabilidade, Competências e Arte, será dinamizado ao longo de 2015 pela estrutura artística Pele - Espaço de Contacto Social e Cultural.

"A ideia é que, através da participação em projetos artísticos promovidos por uma equipa pedagógica, sejam validadas algumas competências, as chamadas 'soft skills' [competências pessoais e sociais] que, depois, podem potenciar outros percursos para os jovens que estão em final de cumprimento de pena", explicou à agência Lusa a coordenadora do Ecoar, Maria João Mota.

Os responsáveis estimam que o projeto envolva cerca de 160 jovens que se encontram a cumprir medidas judiciais, entre os 18 e os 30 anos, com baixos níveis de escolaridade e atualmente sem enquadramento em planos de formação ou emprego.

A validação de competências poderá repercutir-se, assinalou a coordenadora, "quer no interior da prisão, com outros percursos formativos ou profissionais, mas sobretudo no seu processo de reinserção".

O Ecoar inicia-se em fevereiro no Estabelecimento Prisional do Porto, passando pelos dois estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e pelo Estabelecimento Prisional do Vale do Sousa.

Teatro, música, artes plásticas e fotografia são algumas das "ferramentas artísticas" que vão ser abordadas em sessões promovidas nas diferentes prisões por "artistas facilitadores" com experiência de trabalho "em contexto prisional e/ou em contexto comunitário".

Assim, tome-se por exemplo o teatro como ponte para a finalidade do Ecoar. "Se conseguimos comunicar uns com os outros, conseguimos trabalhar em equipa, se conseguimos cumprir determinadas tarefas, então se calhar também conseguimos fazer isto em outras esferas, nomeadamente na vida profissional", descreveu Maria João Mota.

São parceiros da Pele a Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

O Ecoar é inspirado na experiência do projeto Personal Effectiveness and Employability through the Arts (PEETA), desenvolvido em 2012 com "Inesquecível Emília", que certificou 15 mulheres do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo.

Antes, a Pele já colaborava com a DGRSP, tendo realizado um trabalho junto de 45 reclusos do Estabelecimento Prisional do Porto que culminou, em 2010, com a apresentação do espetáculo "Entrado".

Em 2016, na FPCEUP, está prevista a realização de uma conferência internacional para apresentação de resultados e debate com especialistas.

Sobre o âmbito internacional do projeto, Maria João Mota apontou que este "envolve uma cooperação com uma organização norueguesa", estando prevista a ida da Pele à Noruega para dar formação a artistas e organizações e a vinda de noruegueses para acompanharem e observarem o trabalho que está a ser feito em Portugal.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.