Pedidos de apoio social baixaram em Ílhavo

| Norte
Porto Canal / Agências

Ílhavo, Aveiro, 21 jan (Lusa) -- Os pedidos ao Fundo Municipal de Apoio por famílias de Ílhavo diminuíram em 2014 face ao ano anterior, tendo sido concedido um apoio total de 60 mil euros, revelou hoje a autarquia.

De acordo com o balanço de 2014, deram entrada um total de 710 requerimentos, sendo que 385 se reportaram à área da Ação Social Escolar, 174 a apoio para pagamento de fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos, 146 a apoio ao pagamento de renda de casa do mercado privado, três para melhoria das condições de habitabilidade, e dois para pagamento de quotas de condomínio de habitação social.

Comparativamente com o ano de 2013, em 2014 observou-se um decréscimo de 132 pedidos, o que representa uma diminuição de 15,7% face ao anterior, tendo o montante total do apoio municipal sido de 60.012,85 euros., em 2014.

O Fundo Municipal de Apoio a Famílias e Indivíduos Carenciados foi criado em 2011 veio a alargar os apoios, como a comparticipação nos empréstimos de casa, o apoio no acesso aos equipamentos desportivos e culturais do Município, a comparticipação no acesso das crianças e jovens ao Programa Municipal Férias Divertidas e a atribuição de produtos de apoio a pessoas portadores de deficiência, ou em situações de dependência.

São também medidas abrangidas pelo Fundo a comparticipação na tarifa de suspensão e reinício da ligação dos serviços de água e saneamento, comparticipações em situações pontuais excecionais, a realização de projetos-tipo para autoconstrução e a realização de projetos e acompanhamento de obras para indivíduos portadores de deficiência físico-motora, entre outras.

A Câmara de Ílhavo aprovou ainda a isenção total do Imposto Municipal sobre Imóveis por dois anos para prédios devolutos ou degradados que sejam objeto de recuperação, destinada a arrendamento.

MSO // MSP

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.