Tarifário da água em Viseu vai ser "amigo das famílias numerosas"

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 21 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje a adoção de um tarifário da água "amigo das famílias numerosas", uma medida que visa estimular a natalidade no concelho.

O autarca explicou que o futuro tarifário vai discriminar positivamente as famílias numerosas, "ao incrementar os tetos dos escalões em três metros cúbicos" a partir do terceiro filho.

"Um agregado familiar normal será de quatro pessoas. Sempre que comprovadamente tenha cinco ou mais pessoas vai haver um incremento de três metros cúbicos no escalão da água, o que significa que as famílias mais numerosas vão passar a poder ter consumos mais elevados, com preços mais baixos", acrescentou.

Almeida Henriques disse ser intenção continuar em 2015 "a progredir no projeto de modernização" das Águas de Viseu (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento).

"Este ano vamos tornar as leituras de consumo mais eficientes, com a instalação dos primeiros contadores inteligentes", avançou, referindo que a primeira experiência será feita com mil clientes da freguesia do Mundão.

Almeida Henriques falava durante a cerimónia de lançamento de uma campanha de comunicação local relativa à conquista do segundo selo de excelência da qualidade da água para consumo, atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR).

Esta campanha põe em destaque dez pares de gémeos que, voluntariamente, deram a cara para os materiais promocionais, nos quais será passada a mensagem "Viseu é de primeira água, agora a dobrar".

"Este segundo selo tem um sabor em dobro, porque gera uma confiança em dobro e representa uma responsabilidade em dobro", frisou Almeida Henriques.

Confiante na conquista de um terceiro selo de qualidade, o autarca social-democrata aludiu a uma nova campanha no próximo ano, mas com trigémeos.

Segundo o autarca, "pelo segundo ano consecutivo as Águas de Viseu atingem um nível de praticamente 99% de água segura, na base de um exigente programa de controlo na torneira".

"Melhorámos ligeiramente este indicador, subindo 0,2% face à primeira avaliação do ano passado", acrescentou.

No último ano de avaliação foram realizadas 1.651 análises.

Almeida Henriques anunciou ainda que já foi celebrado o contrato-programa com a Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício que acolherá a sede das Águas de Viseu, no centro histórico.

A obra deve arrancar no início de 2016, estimando o autarca que "vá durar um ano, um ano e meio".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.