Dois bombeiros de Miranda do Douro em estado "muito grave" num hospital do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 ago (Lusa) -- Dois bombeiros de Miranda do Douro, feridos num incêndio de quinta-feira, estão no Hospital da Prelada, no Porto, em estado "muito grave" e com prognóstico "muito reservado", informou hoje o diretor da Unidade de Queimados.

Manuel Maia avançou, em conferência de imprensa, que o estado de saúde dos dois bombeiros, de 25 e 45 anos, inspira "muitos cuidados" porque apresentam queimaduras de terceiro grau e um "quadro de disfunção multiorgânica".

Com queimaduras entre os 70 e 90% no corpo, os dois bombeiros estão ligados ao ventilador devido a "complicações respiratórias", disse.

As próximas horas e dias são, na opinião do responsável, "muito importantes".

Um dos homens, com 45 anos, deu entrada no Hospital da Prelada, no Porto, cerca das 03:00, depois de ter sido transferido do Hospital de São João, apresentando "80 a 90%" do corpo queimado.

Também transferido às 05:00 para a Prelada, o bombeiro de 25 anos tem "70 a 80%" da superfície corporal queimada.

No Hospital de São João, explicou o clínico, os bombeiros fizeram uma fasciotomia para "descompressão das queimaduras", mas a "gravidade" do caso obrigou à transferência.

A acompanhar a evolução do estado de saúde dos dois homens estão, na unidade hospitalar, membros da corporação e familiares.

Os dois bombeiros ficaram feridos na quinta-feira, num incêndio em Miranda do Douro, dado como dominado às 19:51, que provocou ferimentos ligeiros a mais três elementos da corporação.

Os bombeiros foram surpreendidos numa mudança brusca de vento e ficaram encurralados no meio do fogo, entre Cicouro e São Martinho de Angeira, junto à fronteira com Espanha, contou à agência Lusa o comandante Luís Martins.

As chamas destruíram também o veículo do dispositivo de combate a incêndios onde os bombeiros se deslocavam.

SYF (FYP/RCR) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.