Hospitais do Centro preveem poupar 3 ME em compra conjunta de medicamentos

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 jan (Lusa) - A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse hoje que a compra conjunta de medicamentos por parte de nove hospitais da região Centro pode levar a uma poupança de três milhões de euros.

Nove hospitais da região Centro assinaram hoje à tarde protocolos para a aquisição conjunta de medicamentos para 2015, gastando cerca de 45 milhões de euros na compra de 70 referências de medicamentos oncológicos e biológicos.

Esta compra conjunta "visa a equidade para os utentes e para os hospitais", sendo que as unidades hospitalares, com esta aquisição conjunta, "compram os medicamentos ao mesmo preço", dando-se ao mesmo tempo a garantia à indústria farmacêutica de que se paga "a tempo e horas", frisou o presidente da ARSC, José Tereso.

O acordo para 2015 envolve 14 laboratórios farmacêuticos e os hospitais de Leiria, da Cova da Beira, da Figueira da Foz, o Instituto Português de Oncologia de Coimbra, as unidades locais de saúde de Castelo Branco e da Guarda e os centros hospitalares de Coimbra, Tondela-Viseu e Baixo Vouga.

Na compra conjunta para 2014, foram adquiridas 236 referências de medicamentos, num total de 65 milhões de euros, tendo-se agora reduzido "para 70 [medicamentos], para se ter um maior ganho económico" na aquisição, explicou José Tereso.

Segundo o presidente da ARSC, a administração está também a "estudar outras situações", em que possa haver compras conjuntas por parte dos hospitais da região.

De acordo com a ARSC, a aquisição conjunta tem como vantagens "a redução de custos, a simplificação de procedimentos para aquisição do medicamento e normalização dos prazos de pagamento à indústria farmacêutica".

O processo para a compra conjunta de medicamentos, promovido pela ARSC, teve início em fevereiro de 2013 e realiza-se pelo terceiro ano consecutivo.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados