Fogo de Moimenta da Beira dominado às 10:23

| Norte
Porto Canal / Agências

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de quinta-feira em Moimenta da Beira foi dominado às 10:23 de hoje, mas os bombeiros "têm ainda muito trabalho pela frente", disse à agência Lusa o segundo comandante operacional distrital.

"O incêndio está dominado, mas ainda teremos muitas horas de trabalho para consolidar a situação, em terrenos muito difíceis e muito íngremes", explicou Henrique Pereira.

No local, segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil ma internet, encontram-se 397 operacionais (302 dos quais bombeiros), apoiados por 81 veículos, dois helicópteros bombardeiros e dois aviões bombardeiros.

O fogo teve início às 13:35 de quinta-feira em Castelo, no concelho de Moimenta da Beira, e alastrou-se ao concelho vizinho de Tabuaço.

"Houve várias projeções do fogo, que fizeram com que se alastrasse ao concelho de Tabuaço", contou Henrique Pereira.

O combate ao incêndio -- que na quinta-feira chegou a ter quatro frentes ativas - foi dificultado quer pelo vento, quer pelos difíceis acessos, tendo chegado a ameaçar povoações.

"Não arderam casas de habitação, apenas anexos e terrenos agrícolas", afirmou.

Às 09:00 de hoje o fogo ficou com apenas uma frente ativa, de difícil acesso, que foi dominada com a ajuda dos quatro meios aéreos.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.