Autarca da Póvoa de Varzim quer segunda fase do desassoreamento no porto de pesca

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim Porto, 20 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, considerou "fundamental" que no primeiro trimestre deste ano o Governo lance concurso para uma segunda fase trabalhos de desassoreamento do porto de pesca local.

O autarca afirmou que o mau tempo e o estado revolto do mar, nas últimas semanas estão a condicionar fortemente as operações em curso, anulando o trabalho feito.

"Grande parte da intervenção tem de ser refeita, porque como não se foi até ao fim, as marés vivas voltaram a depositar as areias no canal", disse hoje Aires Pereira, na sequência de uma intervenção sobre o assunto na sessão camarária de segunda-feira.

"Nos 60 dos 150 dias de trabalho programados, já foram retirados 75 mil metros cúbicos de areia, o que seria metade do previsto, mas já está tudo destruído. É uma péssima notícia, e realça necessidade de no primeiro trimestre deste ano termos novo um concurso para mais dragagens", completou o autarca da Póvoa de Varzim, distrito do Porto.

O presidente da Câmara Municipal considerou que "se não for feito um trabalho contínuo e com profundidade, continuará a depositar-se dinheiro sobre o problema sem o resolver".

Aires Pereira congratulou-se, ainda, com a aprovação, na passada sexta-feira, na Assembleia de República, dos projetos de resolução de PSD e CDS, que recomendam ao Governo investimentos nos portos de pesca nacionais, mas vincou que "é preciso passar do papel para o terreno".

"Fico satisfeito com que foi aprovado, mas é preciso passar do papel para o terreno. Até lá irei continuar a bater-me para que sejam repostas as condições de operacionalidade do nosso porto", afirmou o autarca.

A Assembleia da República aprovou na sexta-feira por unanimidade dois projetos de resolução do PSD e do CDS, que foram apresentados e votados em separado, recomendando ao Governo investimentos nos portos de pesca nacionais.

O projeto de resolução do PSD recomenda ao Governo que seja reforçado o investimento em obras de dragagem nos portos nacionais, destacando o caso da Póvoa do Varzim, enquanto o do CDS pede que se recomende ao executivo a apresentação de "um plano de prioridades de obras nos portos de pesca de todo o país".

Em matérias de segurança nas pescas e acesso aos portos, foram rejeitadas pelas bancadas da maioria PSD/CDS as resoluções apresentadas pelo PCP e pelo PS.

PSD e CDS rejeitaram ainda uma resolução do Bloco de Esquerda a pedir medidas que garantam "a segurança nos portos e a proteção da orla costeira".

JPYG // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.