Meios aéreos vão ajudar a combater fogo em Moimenta da Beira

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 ago (Lusa) -- O incêndio que lavra desde quinta-feira em Moimenta da Beira, distrito de Viseu, apresenta hoje uma frente ativa de difícil acesso, pelo que irá contar com a ajuda de quatro meios aéreos, disse o segundo comandante distrital dos bombeiros.

"Neste momento, o fogo possui uma frente ativa, junto ao rio Tedo, de difícil acesso e que só pode ser combatida por pessoal apeado. Estão já a caminho do local helicópteros, os meios aéreos para ajudar no combate", disse à agência Lusa Henrique Pereira.

De acordo com o segundo comandante distrital dos bombeiros de Viseu, o incêndio está a ser combatido por 400 operacionais, com o apoio de 102 veículos, dois pelotões militares, vários grupos de reforço de Coimbra, Guarda, Porto e Aveiro, dois helicópteros Kamov e dois avões anfíbios, sedeados em Vila Real.

"Estou convencido que, com o trabalho que tem sido efetuado no teatro de operações, dentro de duas ou três horas o incêndio estará dominado", indicou o segundo comandante, acrescentando que o fogo não está a pôr em causa casas nem pessoas.

Henrique Pereira adiantou que o incêndio está a afetar mato e floresta.

Na quinta-feira à noite, o presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, disse à Lusa que ia "começar a fazer uma avaliação dos prejuízos que ocorreram", não podendo ainda adiantar "nenhum valor" concreto.

"Posso dizer que [os prejuízos] são muito significativos, porque há uma série de culturas que foram afetadas e há algumas famílias cujos bens foram muito significativamente destruídos, até, alguns deles, completamente destruídos", descreveu.

DD (SBR) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Atualização do estado das vítimas do incêndio em Rio Tinto

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, um deles em estado grave, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma vítima encarcerada.