Vento forte dificulta combate em Moimenta da Beira - bombeiros

| Norte
Porto Canal / Agências

Viseu, 01 ago (Lusa) -- O vento forte está a dificultar o combate às chamas em Moimenta da Beira, num incêndio que deflagrou às 13:35 de hoje e ameaçou algumas povoações, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais.

Em declarações prestadas cerca das 18:30, o comandante José Requeijo explicou que "há muito vento no local, forte," e "muitos focos de incêndio dispersos".

"Estamos com quatro frentes ativas que ameaçaram as povoações de Nagosa, Castelo, Granja do Tedo e Longa. Continuamos ainda a fazer defesa de algumas habitações, mas o perigo está a passar", contou.

Segundo José Requeijo, há também "muito fogo na serra, com muita extensão e a arder com intensidade", não podendo ainda ser feitas previsões de quando a situação poderá melhorar.

A página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil refere que se encontram no local 247 bombeiros, quatro elementos dos Sapadores Florestais e três do Grupo de Análise e Uso de Fogo, apoiados por 70 veículos e três helicópteros bombardeiros.

No mesmo distrito, o incêndio que teve início às 12:26 em Castainço, no concelho de Penedono, tem três frentes ativas, mas está a evoluir favoravelmente.

O comandante dos bombeiros de Penedono, António Nogueira, explicou à Lusa que o fogo anda "junto à zona industrial, que está em construção, não tem lá nada, só estão a fazer as infraestruturas de água e saneamento".

António Nogueira contou que o fogo "lavrou de Castainço para Granja de Penedono", onde se situam as minas de ouro de S. António, o que foi "um bocado complicado, porque não se podia meter lá gente por causa dos poços".

"Foi deixar arder. Felizmente as casas não correram riscos, porque os bombeiros estavam lá a protegê-las", acrescentou.

Os bombeiros já conseguiram controlar uma das frentes, prevendo o comandante que as outras duas também o fiquem "dentro de três a quatro horas".

Os 123 bombeiros que estão no terreno contam com a ajuda do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, da Força Especial de Bombeiros, dos Sapadores Florestais e do Grupo de Análise e Uso de Fogo, num total de 186 operacionais.

No local estão ainda 44 veículos e um helicóptero bombardeiro.

AMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.