Tribunal aceita providência para travar fusão de freguesias em Vila Real

Tribunal aceita providência para travar fusão de freguesias em Vila Real
| Norte
Porto Canal

Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela aceitou a providência cautelar interposta pela Junta de Freguesia de Vila Cova contra a agregação com as freguesias Quintã e Pena, aprovada pela Assembleia Municipal de Vila Real.

A providência deu entrada no tribunal no dia 26 de julho e, agora, o Ministério da Administração Interna tem um prazo de dez dias para apresentação oposição à decisão do Administrativo.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Cova, Maurício Carvalho, disse à agência Lusa que o objetivo é travar a agregação com as freguesias de Quintã e Pena, a qual foi aprovada pela Assembleia Municipal de Vila Real.

De acordo com o autarca, as populações locais nunca foram ouvidas neste processo de reorganização administrativa e opõem-se a esta fusão.

O advogado Pedro Marinho Falcão explicou que o objetivo da providência cautelar é "suspender uma decisão da Direção-Geral da Administração Interna relativamente ao processo eleitoral".

"O que nós atacamos são as duas leis, uma de maio de 2012 e outra de janeiro de 2013, que estabelecem o quadro normativo do processo de agregação, que nós entendemos que são inconstitucionais", salientou.

E são inconstitucionais porque, segundo o advogado, "violam o princípio da proporcionalidade e adequação, isto é, não se justifica o processo de agregação nos moldes em que está pensado relativamente àquelas juntas de freguesia".

"Uma vez que as juntas de freguesias não foram ouvidas e a Carta Europeia da Autonomia Local impõe que as autarquias sejam ouvidas neste tipo de processo, então essas normas violam também essa carta", acrescentou.

Pedro Marinho Falcão referiu que se a "providência vier a ser decretada, o processo eleitoral naquela junta de freguesia fica suspenso, não se realizará".

A agência Lusa tentou obter uma reação por parte do MAI, o que não foi possível até ao final de tarde de hoje.

Este processo, que teve origem no Tribunal Administrativo e Fiscal poderá ser alvo de um recurso para o Supremo Tribunal Administrativo. A palavra final caberá ao Tribunal Constitucional.

No âmbito da reorganização administrativa, o concelho de Vila Real passou de 30 para 20 freguesias.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.