Condutora que atropelou mulher e feriu dois filhos condenada a pagar multa

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, Aveiro, 16 jan (Lusa) - O Tribunal de Águeda condenou hoje ao pagamento de uma multa de 1.200 euros uma condutora de um ligeiro de mercadorias que atropelou mortalmente uma mulher de 41 anos e feriu os dois filhos desta, quando circulavam de bicicleta.

O acidente ocorreu no dia 06 de janeiro de 2013, pelas 17:00, na rua Vale do Rico, em Valongo do Vouga, Águeda, no distrito de Aveiro.

A juíza deu como provado que a arguida, de 25 anos, provocou de forma determinante o acidente, ao "circular de modo distraído e sem contacto visual permanente com a via de trânsito onde circulava".

Durante a leitura da sentença, a magistrada sublinhou que o facto de a arguida não ter visto os ciclistas, em virtude do súbito embaciamento do vidro do carro, "não permite afastar a sua desatenção e falta de cuidado", sustentando que a condutora "devia abrandar a marcha ou travar".

Acusada de um crime de homicídio negligente e dois de ofensa à integridade física, a arguida foi condenada apenas pelo crime mais gravoso, tendo em conta que todos os crimes resultam da mesma conduta.

O tribunal fixou ainda uma indemnização cível em cerca de 380 mil euros a pagar pela seguradora ao viúvo e aos filhos.

Durante o julgamento, a arguida confessou que distraiu-se quando tentava limpar o vidro do veículo, que estava embaciado e, por isso, não viu a família que circulava de bicicleta.

Após o embate, a mulher foi projetada contra o para-brisas do automóvel e andou em cima do capô durante cerca de 50 metros, enquanto que as crianças - uma menina de cinco anos e um rapaz de dez - foram projetados de imediato para a valeta do lado direito.

A mulher não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer no local do acidente. Os filhos sofreram várias lesões e foram transportados para o Hospital de Aveiro.

Na acusação, o Ministério Público diz que a arguida "conduziu de forma manifestamente desatenta e desconcentrada, o que levou a que nem sequer se apercebesse da presença dos três velocípedes na sua faixa de rodagem, abalroando-os sem antes efetuar qualquer travagem".

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.

Homem de 68 anos atropelado por um trator em Mirandela

Um homem de 68 anos foi atropelado por um trator, na manhã desta quarta-feira, na freguesia de Alvites no concelho de Mirandela, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Trás-os-Montes.