Governo aprova afetação de 74,7 ME para segundo programa de resgate à Grécia

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 ago (Lusa) - O Conselho de Ministros aprovou hoje a afetação de 74,7 milhões de euros à Grécia no âmbito do segundo programa de ajustamento daquele país, verba que é parte dos 359,3 milhões recebidos do Banco de Portugal a título de dividendos.

No comunicado que se seguiu à reunião de hoje do Conselho de Ministros, foi também revelado que esta afetação é executada no âmbito de reuniões recentes do Eurogrupo e "tendo em conta que o Banco de Portugal detém obrigações emitidas pela república helénica na sua carteira coberta pelo 'agreement on non-financial assets' celebrados no quadro do eurosistema".

O segundo acordo com a Grécia envolverá no total um empréstimo conjunto com os países da zona euro que deverá atingir os 172 mil milhões de euros a desembolsar ao longo de quatro anos.

A Grécia aprovou de urgência, na semana passada, um projeto de lei sobre a reforma dos impostos e a redução do setor público, exigido pela União Europeia e FMI para continuar com a ajuda financeira ao país.

PPF // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.