Governo aprova duração máxima 12 meses na renovação de contratos a termo

Governo aprova duração máxima 12 meses na renovação de contratos a termo
| Política
Porto Canal

O Conselho de Ministros aprovou hoje a duração máxima de 12 meses no prazo de renovação dos contratos a termo, conforme acordado na quarta-feira em sede de concertação social.

"Nos termos desta proposta de lei, podem ser objeto de duas renovações extraordinárias os contratos de trabalho a termo certo que, até dois anos após a publicação deste diploma, atinjam os limites máximos de duração estabelecidos no Código do Trabalho", diz o texto divulgado após o Conselho de Ministros de hoje.

Ainda de acordo com o texto, a duração de cada renovação extraordinária não pode ser inferior a um sexto da duração máxima do contrato de trabalho a termo certo ou da sua duração efetiva, consoante a que for interior.

O Conselho de Ministros acordou também a obrigatoriedade de elaboração pelos parceiros sociais, em sede de concertação social, de um relatório intercalar sobre a aplicação do regime.

O limite de vigência do contrato de trabalho a termo certo objeto desta renovação extraordinária é 31 de dezembro de 2016, foi também revelado.

O Governo anunciou na quarta-feira que ia reduzir a duração máxima do prazo de renovação dos contratos a termo de 18 meses para 12 meses, mantendo o limite máximo possível até dezembro de 2016, disse o ministro do Solidariedade Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

"Tempos excecionais exigem medidas excecionais e por isso o Governo propõe uma renovação transitória e excecional dos contratos a termo que chegam ao fim este ano", afirmou o ministro Mota Soares aos jornalistas no final de uma reunião em sede de concertação social.

A proposta da redução da duração máxima, de 18 meses para 12 meses, foi apresentada pela UGT, na reunião entre o Governo e os parceiros sociais.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.