Especialistas analisam no Porto questões críticas do desenvolvimento aeronáutico

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 15 jan (Lusa) - O contributo das pequenas empresas de base tecnológica para a indústria aeronáutica e a aplicação da impressão metálica 3D ao setor vão estar em foco, na sexta-feira, no Porto, durante um encontro sobre questões críticas do desenvolvimento aeronáutico.

A diretora científica do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), Joana Mendonça, que adiantou hoje a informação, explicou que aquelas matérias estão entre as que serão analisadas no âmbito de uma mesa redonda no INESC TEC, do Porto.

"Há áreas tecnológicas que ainda não estão suficientemente desenvolvidas em Portugal", constatou Joana Mendonça, aludindo ao "potencial de aplicação aeronáutica" do setor da manufatura aditiva, como é o caso da impressão metálica 3D.

A investigadora referiu-se ainda às pequenas empresas de base tecnológica que, sublinhou, poderão ser de "grande importância para o desenvolvimento do setor".

Joana Mendonça lidera, a par de Granger Morgan, da Carnegie Mellon University, uma das Iniciativas Empreendedoras de Investigação no âmbito do CMU Portugal, intitulada "Dinâmicas de inovação em aeronáutica e na Embraer em Évora: Uma plataforma distributiva para iniciativas empresariais, emprego e desenvolvimento de capacidades", que arrancou em junho de 2014 e que tem duração prevista até 2018.

Frisando que o projeto tem como objetivo "potenciar a capacitação de Portugal para se estabelecer a atuar" no setor da aeronáutica, a investigadora explicou que este se alicerça em três vertentes distintas: cadeia de valores (onde é abordado o papel das pequenas empresas de base tecnológica), tecnologias com potencial de implementação (caso da manufatura aditiva) e competências ao nível da indústria.

Joana Mendonça defende que há ainda "muito trabalho para fazer", uma vez que só estão decorridos seis meses do projeto, mas frisa a "predisposição das empresas em colaborar com instituições de ensino superior".

É neste contexto que decorrerá o 'workshop' desta sexta-feira, o primeiro no âmbito deste projeto, em que se pretende criar uma "rede de partilha de experiências entre indústria e universidade", para "aferir o impacto dos resultados do investimento para o setor e para empresas expressarem o seu entendimento".

Esta iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito do CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e envolve várias entidades parceiras, como a empresa brasileira Embraer, IN+/IST, a Carnegie Mellon University, o Instituto de Engenharia Mecânica do IST (IDMEC) e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA).

O Programa Carnegie Mellon Portugal tem origem na colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), iniciada em outubro de 2006.

ANYT // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.