IAPMEI lidera até 2020 consórcio Enterprise Europe Network de apoio às empresas no país

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 15 jan (Lusa) - O IAPMEI vai liderar até 2020 em Portugal o novo consórcio Enterprise Europe Network-Portugal, a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa, focado na internacionalização, inovação e colaboração entre empresas nacionais e internacionais.

Segundo informação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, foi hoje formalizado o acordo de parceria entre as 12 entidades que no período 2015-2020 vão ser responsáveis pela implementação da rede de serviços europeia Enterprise Europe Network no país.

Este é o segundo consórcio criado para o efeito, depois de um primeiro para o período 2008-2014, e terá agora "uma dimensão maior quer no que toca ao universo das entidades participantes, quer ao nível da abrangência de áreas geográficas, temáticas e dos serviços de apoio à gestão da inovação no contexto da internacionalização ", disse à Lusa o presidente do IAPMEI, Miguel Cruz.

O presidente do IAPMEI afirmou que o consórcio "está muito apostado num cada vez maior nível de especialização da equipa de apoio" e em ter "uma expetativa muito grande no que diz respeito às relações colaborativas entre empresas nacionais e entre estas e as internacionais".

"Se há um problema que Portugal tem é a dimensão das empresas. Esta rede permite fazer um tratamento de proximidade e uma focalização das empresas na forma como lidam com a sua situação dimensional, através das relações colaborativas", disse Miguel Cruz.

Este novo consórcio conta com mais quatro novos parceiros: Associação Empresarial de Portugal (AEP), Associação Industrial Portuguesa (AIP), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC PORTO) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Além disso, participam ainda a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA), AIMINHO -- Associação Empresarial, Agência Nacional de Inovação (ANI), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC), além do IAPMEI.

Na celebração de hoje do acordo esteve o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e os presidentes dos 12 parceiros.

A Enterprise Europe Network surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas.

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.