Info

Ateliermob de arquitetura de Lisboa nomeado para Prémio Iakov Chernikhov

| País
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 15 jan (Lusa) - O Ateliermob de arquitetura, com sede em Lisboa, foi nomeado para a 5.ª edição do Prémio Iakov Chernikhov, no valor de 50 mil euros, que distingue o trabalho das novas gerações de arquitetos.

De acordo com o sítio na internet da Ordem dos Arquitetos, o prémio é atribuído bianualmente, desde 2006, pela Fundação Internacional Iakov Chernikhov, a arquitetos com menos de 44 anos, para apoiar a atividade experimental, conceptual e visionária das novas gerações.

Nunca antes atribuído a um ateliê português de arquitetura, a última edição do prémio da fundação russa - a 4.ª - distinguiu o Ensamble Studio, em Madrid (Espanha).

Contactado pela agência Lusa, Tiago Mota Saraiva, do Ateliermob, disse que a nomeação "foi surpreendente".

O ateliê, composto por um grupo de arquitetos com menos de 40 anos, completará em 2015 dez anos de prática profissional.

"Ficámos muito satisfeitos com esta nomeação. É muito relevante para o reconhecimento do nosso trabalho, até porque as nomeações para este prémio não partem de candidaturas, são feitas por um conjunto de especialistas", sublinhou.

Tiago Saraiva indicou que, quando foram informados pela organização do prémio, foi-lhes pedida uma apresentação completa do trabalho do ateliê, que estão a preparar para entregar até 31 de janeiro.

A data do anúncio do vencedor desta 5.ª edição do Prémio Iakov Chernikhov ainda não é conhecida.

A atividade do Ateliermob tem-se centrado na arquitetura e no urbanismo e, particularmente a partir de 2010, igualmente no desenvolvimento de trabalhos, em Portugal, junto das populações mais carenciadas.

Entre os projetos públicos desenvolvidos pelo ateliê, nos últimos cinco anos, estão a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, Almada (2012-2014), a Estação de Canoagem de Alvega, Abrantes (2007-2014), e o Anfiteatro ao ar livre, em Rio de Moinhos, Abrantes (2007-2014).

O ateliê fez a curadoria da exposição "Tanto Mar - Portugueses fora de Portugal", realizada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (2014).

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Professores vão lecionar outras disciplinas para colmatar falha de docentes

Os professores vão passar a dar aulas de uma disciplina diferente da sua formação para colmatar a falta de professores nas escolas. A Fenprof critica a forma como o Governo pretende resolver o problema da falta de professores.

Operação Nariz Vermelho avançou para MP com base em queixas da atuação do Kastelo

A Operação Nariz Vermelho apresentou queixa no Ministério Público (MP) contra a Associação NoMeioDoNada por suspeita de negligência e maus tratos na Casa do Kastelo "após tomada de conhecimento de alegadas situações que caso sejam comprovadas são inaceitáveis".

Mais de 70 medicamentos inovadores aprovados em Portugal só no ano passado

Mais de 70 novos medicamentos foram aprovados no ano passado em Portugal pela Autoridade do Medicamento, que conseguiu reduzir em mais de 200 milhões de euros as condições propostas pelas farmacêuticas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.