Partidos defendem "estratégia definitiva" para dragagens nos portos de pesca

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jan (Lusa) - Todos os partidos com representação da Assembleia da República defenderam hoje a necessidade de intervenções nos portos de pesca nacionais e na orla costeira.

No debate no parlamento esteve, concretamente, o porto de pesca da Póvoa de Varzim, que há vários meses apresenta níveis de assoreamento graves, que impedem a navegação das embarcações com segurança.

PSD, CDS, PS, PCP e BE, que apresentaram projetos de resolução sobre o tema, foram unânimes em admitir a necessidade de definir uma estratégia definitiva para as dragagens nos portos do país, com vista a maior segurança dos pescadores e o desenvolvimento da economia no setor.

O PSD defendeu que o Governo "reforce o investimento em obras de dragagem nos portos nacional, nomeadamente no da Póvoa de Varzim".

"A segurança dos portos é crucial para um país que se pode posicionar como país de referência no setor das pescas. É necessário garantir a segurança na entrada dos portos para acabar com os fechos das barras que impedem a saída dos barcos", disse Afonso Oliveira, deputado social-democrata.

Já o PCP, pela voz do deputado Jorge Machado, entende que "o caso do porto de pesca da Póvoa de Varzim é um escândalo nacional", lembrando que " surgiu uma praia devido à acumulação de areia na entrada da barra".

Os comunistas exigiram o "total desassoreamento em 2015 e um estudo técnico para resolver este problema na Póvoa de Varzim".

No Projeto de Resolução do CDS, é sugerida a criação de um plano de prioridades de obras nos portos de pesca do país".

Michael Seufert, deputado centrista, entende que o Governo não "tem descartado este assunto", reforçando: "as melhorias à navegação e dragagens não são abrangidas por fundos comunitários".

Pedro Filipe Soares, deputado do Bloco de Esquerda, defendeu a criação de um Plano Nacional de Dragagens, para "perceber como estão os portos e compreender se a atividade económica que fica condicionada com este problema".

O parlamentar do BE defende, ainda, que as areias sejam colocadas na costa para evitar o avanço do mar.

Pelo PS, Jorge Fão explicou que o Projeto de Resolução deste partido recomenda o "planeamento estratégico das intervenções dos portos, se agilizem as dragagens e que haja mais investimento nesta matéria".

"Deve existir um serviço de monitorização sobre o assoreamento dos portos para termos uma resposta mais rápida", completou Jorge Fão.

Os Projetos de Resolução serão votados esta sexta-feira na Assembleia da República.

JPYG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.