Sede de Junta em Barcelos funcionou quatro mandatos "à custa" do presidente

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 13 mai (Lusa) - A sede da Junta de Freguesia de Remelhe, em Barcelos, funcionou nos últimos quatro mandatos "à custa" do presidente, que primeiro pagou do seu bolso o arrendamento de uma cozinha e agora tem a autarquia na sua própria casa.

A situação, no entanto, vai ter de mudar, porque o autarca, José Monteiro (PS), não se pode recandidatar nas autárquicas deste ano, por força da lei de limitação de mandatos.

"Ante de eu assumir a presidência da Junta, a população era obrigada a andar atrás do presidente, do secretário ou do tesoureiro, para tratar fosse do que fosse. Quando me candidatei, prometi acabar com essa situação. E cumpri, embora com prejuízo próprio", disse hoje José Monteiro à Lusa.

Até há cerca de oito meses, a Junta de Remelhe esteve instalada na antiga cozinha de uma habitação da freguesia.

A renda, que começou por ser de "15 contos" [75 euros], mas que anualmente foi sendo atualizada, foi sempre paga pelo presidente da Junta, do seu próprio bolso.

Entretanto, em meados de 2012, o proprietário da habitação disse que precisava dela, pelo que a Junta "foi obrigada a "arrumar as trouxas" e a procurar nova sede.

Mais uma vez, a solução encontrada passou pelo presidente, que disponibilizou uma parte da sua casa para ali instalar os serviços autárquicos.

José Monteiro é dono de uma fábrica de confeções cuja atividade, nos últimos anos, por causa da crise e da concorrência asiática, sofreu uma "redução drástica", passando de 63 para 12 trabalhadores.

Ficaram alguns espaços vagos, que o autarca disponibilizou para a nova "sede" da Junta.

"Não cobro um único cêntimo de renda, a luz sou em quem a pago, a internet também", garantiu.

As promessas camarárias de realização de obras numa antiga escola primária de Remelhe para sua transformação em sede da Junta já são antigas, mas só agora estão a ser concretizadas.

"O arranjo do espaço exterior é por conta da Junta, a intervenção no edifício é assegurada pela Câmara. As obras estão a decorrer e conto que, se tudo correr, as eleições já se realizem na nova sede", disse ainda José Monteiro.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.