Autárquicas: CDU quer eliminar "influências, abusos e interesses" em Oliveira de Azeméis

| Política
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 01 ago (lusa) - João Carmo é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, onde quer acabar com as "sequelas" de 37 anos de política "de Direita", marcada por "redes de influência e poder, prepotências, abusos e altos interesses".

O candidato da coligação entre o PCP e o Partido Ecologista "Os Verdes" frequentou o Mestrado Integrado em Psicologia do Comportamento Desviante e Justiça, na Universidade do Porto, e aos 27 anos de idade é hoje empresário, sendo apontado pela comissão coordenadora da CDU de Azeméis como "um homem do povo pronto para toda as responsabilidades".

Em comunicado, a estrutura anuncia um programa eleitoral "efetivamente à Esquerda, assente na realidade e na procura de respostas para os problemas e carências que tanto afetam os munícipes oliveirenses".

A coligação irá bater-se "contra as sequelas de 37 anos de política de Direita no concelho, contra as redes de influência e poder, e contra as prepotências, abusos e altos interesses que, nem sempre transparentes e legítimos, têm dado substância a muitas decisões dos órgãos de poder locais".

Defendendo que, mesmo sem eleitos municipais, a CDU teve nos últimos quatro anos "uma intervenção muito importante na defesa das populações e do poder local", os responsáveis pela candidatura de João Carmo comprometem-se a seguir os mesmos eixos prioritários que até aqui prosseguidos. São eles a luta contra a extinção das freguesias, a salvaguarda das empresas e serviços públicos locais (no que se inclui o combate à respetiva privatização) e a apologia de "soluções equilibradas e progressistas na habitação social, na rede viária, no movimento associativo, na cultura e no desporto".

Nessa perspetiva, "o reforço da CDU com mais votos e com eleitos será um fator decisivo para a defesa das populações e a qualidade da democracia, garantindo a mudança que é necessária e urgente em Oliveira de Azeméis". O objetivo é atrair o voto de todos os que se vêm opondo "ao pacto de agressão e às políticas de Direita que estão a arruinar o povo e o país".

A batalha eleitoral no município adivinha-se, contudo, desigual, "desde logo pela desproporção de meios, com o PS, o PSD e o CDS a demonstrarem, com tanta e tão cara propaganda, que não estão em austeridade". "Por que será?", questiona a CDU.

Além de João Carmo, às eleições autárquicas de Oliveira de Azeméis concorrem Hermínio Loureiro (pelo PSD), Joaquim Jorge Ferreira (PS), Miguel Portela (CDS) e Diogo Barbosa (BE).

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Ex-autarca de Famalicão em segundo na lista da AD às Europeias

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD, e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam o segundo e terceiro lugares na lista da AD às europeias de 9 de junho, liderada pelo comentador Sebastião Bugalho.

Sebastião Bugalho foi “escolha única” do presidente do PSD para cabeça de lista às Europeias

O secretário-geral do PSD afirmou esta segunda-feira que Sebastião Bugalho foi “a escolha única” e “o único convite” feito por Luís Montenegro para cabeça de lista da AD às europeias e “tudo o resto foi efabulação” da comunicação social.