"Os Verdes" recomendam ao Governo duplicação da via férrea até Valença

| Política
Porto Canal / Agências

Valença, 01 ago (Lusa) - O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) apresentou no parlamento um projeto de resolução recomendando ao Governo que avance com a modernização e eletrificação da Linha do Minho, incluindo a duplicação das vias até Valença.

Segundo o documento, ao qual a agência Lusa teve hoje acesso, o PEV pretende ver a Assembleia da República a aprovar uma recomendação ao Governo no sentido de proceder à "modernização da linha ferroviária entre o Minho e Galiza".

Além disso, segundo o PEV, o Governo deve ainda garantir "obras de duplicação das vias, eletrificação e requalificação do troço Nine-Valença", mas também "uma maior articulação dos horários dos comboios regionais com os comboios de longo curso".

Neste projeto de resolução, os deputados Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira sublinham que a ligação ferroviária entre Porto e Vigo, na Galiza, "tem sido alvo de um desinvestimento continuado e significativo".

Apesar de o troço entre Porto e Nine "ter sido objeto de eletrificação", com a beneficiação do ramal de Braga, a restante Linha do Minho, entre Nine, Viana do Castelo e Valença, não recebeu as mesmas obras. Por isso, acrescenta o PEV, "coexistem" atualmente dois troços na mesma linha, "completamente distintos".

É que o troço do Porto a Nine apresenta sinalização elétrica de controlo de velocidade, automatização de passagens de nível, vias duplas e eletrificadas. Já a ligação para norte, de Nine a Valença, é "de via única, não eletrificada, sem sinalização elétrica e atravessada por diversas passagens de nível", recorda o documento que deu entrada, na terça-feira, na Assembleia da República, e que será discutido na próxima sessão legislativa, a partir de setembro.

O PEV afirma que a Linha do Minho "tem um enorme potencial de cativação de passageiros" e que a modernização total daquela via "poderia reduzir a duração da viagem Porto-Vigo, tornando mais aliciante o transporte ferroviário na região", além de constituir "um importante contributo para o crescimento económico da região e também para o reforço das relações comerciais com a Galiza".

Desde 02 de julho que a ligação entre Porto e Vigo é feita em duas horas e 15 minutos, uma redução em cerca de 45 minutos obtida através da supressão de todas as anteriores paragens intermédias.

Este novo comboio "Celta" é operado em conjunto pelas empresas CP e Renfe (Espanha).

O Governo português prevê mais de 110 milhões de euros para a modernização e eletrificação da Linha do Minho até 2016, investimento que permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".