Autárquicas: Combate ao desemprego prioritário para Bloco de Esquerda em Gaia

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 01 ago (Lusa) - O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Gaia, Eduardo Pereira, afirmou, hoje, que a sua candidatura "se distingue" das restantes por dar "prioridade" às políticas sociais, nomeadamente ao combate ao desemprego.

O BE de Gaia formalizou junto do Tribunal da Comarca desta cidade a sua candidatura aos órgãos autárquicos locais com Eduardo Pereira a encabeçar a lista à câmara e Jorge Magalhães como número um para a Assembleia Municipal.

Em declarações à agência Lusa, Eduardo Pereira afirmou que as prioridades do BE são investir em políticas sociais, destacando o combate ao desemprego, a redução de taxas e a criação de um orçamento participativo.

"Gaia tem de ter um plano local de apoio à criação e procura de emprego, no qual a câmara se empenhe. A nossa proposta é que a câmara lidere uma estratégia quadripartida com o Centro de Emprego, empresas locais, nomeadamente PME [Pequenas e Médias Empresas], e entidades formadoras. O município tem de cofinanciar políticas ativas de emprego desenhadas especificamente para Gaia", defendeu o candidato do BE.

Eduardo Pereira descreveu a taxa de desemprego em Gaia como "muito preocupante", dando nota de que esta ultrapassa os 22%. "Uma situação extraordinária como esta requer medidas extraordinárias. Não podemos aceitar que as políticas ativas de emprego continuem a ser desenhadas de forma uniforme para todo o território nacional, quando em Gaia os problemas têm um desenho diferente", afirmou o bloquista.

O candidato a Gaia quer, ainda, implementar um orçamento participativo, ou seja afixar "uma verba anualmente que seja direcionada para projetos apresentados pelos gaienses".

Apoiar a economia local, através da redução de tarifas, nomeadamente através da dinamização de mercados e feiras locais, e a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis em 30%, são outras das propostas do BE de Gaia, que também promete "reduzir as tarifas de saneamento e recolha de resíduos" que, segundo lamentou Eduardo Pereira, "atualmente oneram muito as faturas mensais dos gaienses".

Hoje, antes da entrega da candidatura no Tribunal, o BE de Gaia descreveu, também, a situação social deste município, considerando que a "crise social nesta cidade está muito próxima de se tornar uma crise humanitária", realidade constatada através do contacto com associações que, "no terreno", têm combatido os "elevados índices de pobreza existentes", afirmaram.

"A prioridade de uma câmara municipal não pode ser a construção de rotundas ou fontanários. A prioridade, sobretudo em Gaia, são as políticas de combate à crise. É isso que nos distingue das restantes candidaturas", disse Eduardo Pereira.

Questionado sobre qual o acolhimento que o BE tem sentido em Gaia neste início de campanha eleitoral, o candidato disse ter condições para acreditar que a "justeza" das suas propostas "vai ser reconhecida, no ato eleitoral, pelos gaienses".

Além de Eduardo Pereira, na corrida à Câmara de Gaia estão Carlos Abreu Amorim (PSD/CDS), Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Jorge Sarabando (CDU), José Guilherme Aguiar e Manuel Vieira Machado (independentes).

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.