Intervenções em portos pesqueiros e na orla costeira quarta-feira no Parlamento

| Política
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, Porto, 13 jan (Lusa) - As bancadas parlamentares de PSD, CDS-PP, BE e PCP vão apresentar ao Parlamento, na quarta-feira, projetos de resolução sobre a necessidade de intervenções nos portos de pesca nacionais e na orla costeira.

Entre as propostas que estarão em debate, quer PSD quer PCP especificam as intervenções no porto de pesca da Póvoa de Varzim, uma das infraestruturas do país mais afetadas pelo problema do assoreamento [acumulação de areias], e que está já ser alvo de uma operação.

Para o porto poveiro, que alberga, juntamente com Vila do Conde, uma das maiores comunidades piscatórias do país, foi adjudicada, no final do ano passado, uma dragagem de 150 mil metro cúbicos de areia, para atenuar a situação limite que se verificava desde 2013, e constantemente punha em causa a navegabilidade e segurança dos pescadores.

A intervenção, orçada em 750 mil euros, foi considerada pontual pelos responsáveis locais, que apontavam a necessidade de uma dragagem de fundo, onde fossem retirados, pelo menos, 400 mil metros cúbicos de inertes.

Ficou, por isso, acordado com o Governo, que mais intervenções de manutenção terão de ser feitas nos próximos, e com um caráter regular, nos próximo anos, para que assoreamento não volte a níveis insustentáveis.

No projeto de resolução sobre o tema que o PSD vai apresentar quarta-feira, segue "a recomendação ao Governo que reforce o investimento em obras de dragagem nos portos nacionais, nomeadamente no porto da Póvoa de Varzim".

O PCP usa também o porto poveiro para sustentar a sua proposta "pelo desassoreamento do porto de pesca da Póvoa de Varzim e a realização de um estudo técnico que resolva este problema".

Já o CDS, no documento que vai apresentar, "recomenda ao Governo que apresente um Plano de Prioridades de obras nos portos de pesca de todo o país", enquanto o Bloco de Esquerda que "medidas que garantem a segurança nos portos e a proteção da orla costeira".

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".