Presidente da República afirma que coligação assumiu compromisso de sintonia duradoura

| Política
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 31 jul (Lusa) -- O Presidente da República frisou hoje que os dois partidos da coligação assumiram o compromisso de manter e reforçar a coesão governamental e de alcançar de forma duradoura uma sintonia relativamente às principais políticas económicas e sociais.

O Chefe de Estado, que falava à margem da inauguração da Biblioteca de Mondim de Basto, comentou a moção de confiança aprovada pela maioria na Assembleia da República.

Cavaco Silva não quis comentar o que o Governo disse terça-feira no Parlamento, mas frisou que os dois partidos da coligação assumiram consigo "o compromisso de manter e reforçar a coesão governamental, representada por dois partidos, e de alcançar de forma duradoura uma sintonia em relação às principais políticas económicas e sociais.

"Esperamos para ver", sublinhou.

Quanto à moção, Cavaco Silva referiu apenas que teve um voto favorável.

"Portanto a conclusão de que podemos tirar é de que o Governo tem um apoio maioritário da Assembleia da República, que é uma condição necessária para se completar uma legislatura", acrescentou.

Mas acima de tudo, Cavaco Silva deseja "é que o Governo governe bem e que atribua prioridade ao crescimento económico e ao combate ao desemprego", conseguindo "um melhor equilíbrio entre a consolidação das contas públicas e a promoção da retoma económica".

O Presidente da República fez ainda referência aos indicadores que "apontam para uma inversão da tendência da economia". "Mas agora é preciso consolidá-la", frisou.

PLI // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.