Cavaco Silva diz que continua a ter a garantia de confiança de Passos Coelho na ministra das Finanças

Cavaco Silva diz que continua a ter a garantia de confiança de Passos Coelho na ministra das Finanças
| Política
Porto Canal

O Presidente da República referiu hoje que continua a ter a garantia do primeiro-ministro de que não existe "a mínima dúvida" e de que "nada pesa" sobre a ministra das Finanças relativamente aos contratos ´swap´.

"Eu falo diretamente com o primeiro-ministro que continua a reafirmar seguramente, sem a mínima dúvida, eu não posso deixar de acreditar no primeiro-ministro", afirmou, questionado em Mondim de Basto sobre a polémica que envolve a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Cavaco Silva, lembrou que, quando o nome lhe foi proposto, Pedro Passos Coelho lhe deu "garantias absolutas de que nada menos correto pesava" sobre a ministra.

Agora, passado este tempo em que aumentaram as críticas à ministra e os partidos da posição têm repetido os pedidos de demissão da governante, o Chefe de Estado referiu que continua a ter garantias de confiança por parte do primeiro-ministro.

Cavaco Silva recusou comentar as críticas do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que considerou que a ministra das Finanças é uma "pedra no sapato" neste Governo e lembrou que está a decorrer uma comissão de inquérito na Assembleia da República sobre os contratos swap.

"Por isso eu não vou fazer nenhuma especulação em relação àquilo que diz este agente político ou o outro agente político. Nos termos da Constituição é o primeiro-ministro que informa o Presidente da República de que nada pesa sobre a senhora ministra das Finanças", acrescentou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.