Vieira Monteiro diz que reforma do IRC é "positiva" e deve ser "ampla"

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 jul (Lusa) - O presidente do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, considerou hoje que a proposta de reforma do IRC (imposto coletivo) é "positiva" e que vai ajudar à retoma económica de Portugal, apelando ao consenso político sobre a mesma.

"[A reforma do IRC] é uma proposta positiva e uma ajuda ao crescimento do país", afirmou o banqueiro, numa conferência de imprensa em Lisboa.

Segundo Vieira Monteiro, é "fundamental" que esta reforma fiscal "seja a mais ampla possível", quer em termos de duração, quer em termos de consenso político.

Paralelamente, quando questionado sobre quando é que acha que a tendência de crescimento do crédito malparado poderá ser interrompida, Vieira Monteiro revelou que, no banco que lidera, já se sentiu a "interrupção do crescimento do crédito malparado".

E acrescentou: "Há uma desaceleração das entradas em dívida. Temos uma cobertura [em termos de provisões] acima de 100% da carteira de crédito, que é muito adequada aos tempos em que vivemos".

DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.